Segunda-feira, 03 de agosto de 2026
Por Redação O Sul | 23 de outubro de 2025
Centro inovação de ponta e excelência
Foto: DivulgaçãoO complexo AeroCITI, em implantação em Guaíba (RS), não será apenas um polo industrial aeronáutico — será também um centro de inovação voltado ao futuro da mobilidade aérea. Um dos pilares do projeto é o Hub de Inovação, espaço dedicado ao desenvolvimento de tecnologias limpas, automação e soluções urbanas inteligentes.
Segundo o Grupo Aeromot, idealizador do projeto, o hub será implantado na segunda fase do AeroCITI e funcionará como um ecossistema colaborativo entre universidades, startups, centros de pesquisa e indústrias. A proposta é acelerar o desenvolvimento de aeronaves sustentáveis, sistemas de propulsão elétrica, inteligência embarcada e infraestrutura para eVTOLs — veículos elétricos de pouso e decolagem vertical.
O espaço contará com laboratórios compartilhados, ambientes de prototipagem, áreas para coworking e programas de transferência de tecnologia. A ideia é atrair empresas de alto teor tecnológico e fomentar a criação de novos produtos e processos voltados à descarbonização da aviação e à mobilidade aérea regional.
Além de estimular a formação de mão de obra especializada, o Hub de Inovação será um catalisador de soluções voltadas à integração entre transporte aéreo e urbano, com foco em eficiência energética, conectividade e sustentabilidade. Com essa estrutura, o AeroCITI se posiciona como um laboratório vivo de inovação, capaz de antecipar tendências globais e contribuir para a transformação da aviação brasileira. (por Gisele Flores)
Voltar Todas de Giro dos Fatos
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
https://www.espiritosanto-es.com.br/…
“31 Piadas Tão Ruins Que Chegam a Ser Boas