Quinta-feira, 13 de agosto de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Aeroporto de Passo Fundo, no Norte do Estado, reabre para operações em pista reformada

Compartilhe esta notícia:

Inicialmente, apenas aeronaves turboélice em voos diurnos estão liberadas

Foto: Divulgação/DAP/Selt
Inicialmente, estão liberadas apenas aeronaves turboélice em voos diurnos. (Foto: Divulgação/Selt)

O aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo, no Norte do Estado, obteve autorização para retomar parte de suas operações desde a quarta-feira (30). A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) suspendeu a emissão do Notam (comunicação aeronáutica oficial) que determinava a interdição da infraestrutura.

Os pousos e decolagens estão permitidos apenas para aeronaves que não tenham motor turbojato – como as movidas por combustão e turboélice. Os voos utilizarão a pista recém reformada e ficarão restritos ao período diurno.

A retomada da aviação regular depende de uma vistoria dos órgãos federais nos instrumentos de apoio à navegação instalados nas laterais da pista. Os novos equipamentos foram trazidos da Itália e têm a função orientar aviadores durante o pouso.

“Falta pouco para termos o aeroporto de Passo Fundo reaberto com todas as suas atividades autorizadas, dentro das condições técnicas necessárias para garantir conforto e segurança aos passageiros”, afirma o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. “A região do Planalto contará com o maior aeroporto do interior gaúcho e terá à disposição mais opções de destinos para viagens aéreas”, acrescenta.

Com investimento superior a R$ 50 milhões dos governos federal e estadual, as obras no aeroporto Lauro Kurtz já estão concluídas. O novo terminal de passageiros passará de 300 para 2 mil metros quadrados. As reformas abrangem, ainda, o pátio das aeronaves e a taxiway (área para deslocamento ou manobra dos aviões).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Descida da Borges abre oficialmente o Carnaval de 2022 nesta sexta-feira em Porto Alegre
Bloqueio de R$ 1,7 bilhão será feito nas emendas conhecidas como “orçamento secreto”, diz o governo
Pode te interessar