De acordo com o gabinete do prefeito de Pequim na quarta, 31 novas infecções do coronavírus foram registradas na capital nas últimas 24 horas, número que se manteve estável pelo 4º dia consecutivo.
Até então, nenhum caso de coronavírus havia sido detectado em Pequim em dois meses e os cidadãos estavam quase voltando ao normal.
Mas o medo de uma segunda onda epidêmica levou as autoridades a agir.
As autoridades da capital chinesa lançaram uma grande campanha de testes de diagnóstico após um ressurgimento na semana passada no mercado atacadista de Xinfadi, no Sul da metrópole.
Atualmente, a cidade realiza mais de 90 mil exames diários.
Trinta áreas residenciais, das milhares na capital, foram bloqueadas.
Alerta de nível sanitário
Pequim aumentou seu alerta sanitário para o nível dois (em uma escala de quatro em que o nível um é o mais grave) na noite de terça-feira, devido ao surto de coronavírus relacionado com o principal mercado de alimentos da capital da China, o Xinfadi.
O governo municipal considera a situação “extremamente grave”, declarou seu porta-voz, Xu Hejiang.
Como parte das medidas adotadas com este recuo na reabertura de Pequim, todas as escolas fecharão suas portas ― as aulas presenciais voltarão a ficar suspensas da pré-escola até o ensino superior, poucas semanas depois de terem sido retomadas. Também foi recomendado o teletrabalho na medida do possível, e a desde esta quarta (17) o acesso a locais públicos, como parques, bibliotecas e museus, será limitado a 30% da capacidade. Para entrar em qualquer complexo residencial é necessário se submeter a uma medição de temperatura, e as máscaras voltarão a ser obrigatórias nas ruas.
A cautela é a atitude predominante na população. Embora os serviços de limpeza municipais tenham desinfetado 276 mercados (além de haver interditado outros 11 instalados em espaços fechados), o movimento de compradores diminuiu significativamente e as medidas de controle voltaram a ser endurecidas, depois de semanas de relaxamento gradual. Em restaurantes e lojas de alimentos, a clientela também diminuiu, enquanto aumentam os pedidos através de aplicativos de comércio eletrônico.