Domingo, 23 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de maio de 2016
A agência de classificação de risco Fitch voltou a rebaixar a nota de crédito do Brasil nesta quinta-feira (05). A nota foi reduzida de BB+ para BB. Esse foi o segundo rebaixamento feito pela agência em seis meses. Em 16 dezembro, o rating do País já havia sido reduzido de BBB- para BB+, quando o País perdeu o grau de investimento pela agência.
Com a decisão, a nota do Brasil pela Fitch se iguala à dada pelas outras duas grandes agências de classificação de risco – dois degraus abaixo do grau de investimento. A agência também manteve a perspectiva negativa, indicando que novos rebaixamentos podem ser feitos.
A Fitch afirma que a redução da nota do Brasil reflete a contração da economia mais profunda do que o previsto, o fracasso do governo em estabilizar as perspectivas para as finanças públicas e as incertezas políticas que prejudicam a confiança doméstica e reduzem a governabilidade, assim como a eficiência política.
“As perspectivas de crescimento de curto prazo continuaram a se enfraquecer desde o rebaixamento do Brasil para BB+ em dezembro de 2015. A agência agora prevê que o crescimento ficará em -3,8%% em 2016 e em 0,5% em 2017, abaixo da previsão feita em dezembro, de -2,5% e 1,2%, respectivamente”, diz a Fitch em nota. (AG)