Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Agência Europeia recebe pedido de uso emergencial da vacina de Oxford

Compartilhe esta notícia:

Seria a terceira vacina aprovada pela União Europeia, uma vez que o bloco já está vacinando a população com imunizantes da Pfizer/BioNTech e da Moderna

Foto: Reprodução
Quanto mais lenta a administração das vacinas, mais pessoas morrem e maiores serão os danos econômicos. (Foto: Reprodução)

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) – órgão equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil – disse ter recebido nesta terça-feira (12) o pedido de aprovação para uso emergencial da vacina de Oxford contra Covid-19 da empresa farmacêutica AstraZeneca. O órgão promete avaliar o pedido em um prazo curto.

Um parecer sobre a autorização condicional pode ser emitido até o dia 29 de janeiro durante reunião do CHMP (Comitê de Medicamentos Humanos) da agência, disse a EMA em comunicado.

A nota também diz que, durante a revisão da vacina, foram avaliados dados de testes em andamento na Grã-Bretanha, Brasil e África do Sul. Informações adicionais do imunizante já foram enviadas pela AstraZeneca e estão em análise.

Os testes iniciais em humanos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca começaram ainda em abril. A OMS (Organização Mundial da Saúde) chegou a falar que era a opção mais adiantada no mundo na época e, também, a mais avançada em desenvolvimento.

Em 27 de junho, o Ministério da Saúde anunciou a compra da tecnologia para produção dentro da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Na última sexta-feira (08), o pedido emergencial para o uso da vacina foi feito junto à Anvisa.

Vacinas aprovadas na Europa

A União Europeia começou a campanha de vacinação em vários países do bloco no final do ano passado. Primeiramente, com a vacina da Pfizer/BioNTech. Depois, em 6 de janeiro, o bloco também aprovou o uso emergencial do imunizante desenvolvido pela Moderna, que já está sendo aplicado na população. A vacina de Oxford já foi aprovada em países como Argentina, Grã-Bretanha, El Salvador e Índia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Medo foi sentimento mais comum entre brasileiros no primeiro semestre da pandemia, constata pesquisa sobre saúde mental
Número de novos registros de armas de fogo no Brasil aumenta 90% em 2020
https://www.osul.com.br/agencia-europeia-recebe-pedido-de-uso-emergencial-da-vacina-de-oxford/ Agência Europeia recebe pedido de uso emergencial da vacina de Oxford 2021-01-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar