Quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Agentes de trânsito utilizarão câmeras corporais em abordagens a motoristas em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O objetivo é dar transparência ao trabalho dos agentes da EPTC, segundo a prefeitura

Foto: Gustavo Roth/EPTC
O objetivo é dar transparência ao trabalho dos agentes da EPTC, segundo a prefeitura. (Foto: Gustavo Roth/EPTC)

A partir da próxima semana, os agentes da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) utilizarão câmeras corporais individuais (bodycams) para monitorar blitze e operações Balada Segura em Porto Alegre.

As imagens captadas nas abordagens aos motoristas serão armazenadas em equipamentos de informática seguros com acesso restrito. Nem mesmo os agentes que utilizarão as câmeras poderão visualizar ou deletar os arquivos. “O uso de câmeras nas abordagens proporcionará mais segurança para os agentes e mais transparência para a sociedade”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

Para a fase de testes, foram disponibilizadas duas câmeras do modelo VM780, da empresa HYTERA, que gravam vídeo no formato HD 1080p, com GPS para marcar as coordenadas geográficas e lente giratória de 216º de visão noturna. A bateria suporta até oito horas de duração para gravação contínua, com tela sensível ao toque de 2,8 polegadas e conectividade NFC (Near Field Communication), 3G, 4G/LTE e wi-fi para transmissão em tempo real.

Inicialmente, as câmeras serão utilizadas por um período de testes de 40 dias, que poderá ser prorrogado por mais 40. “A iniciativa é baseada no decreto municipal 19.701, de 15 de março de 2017, que possibilita ao Poder Público o teste de novas tecnologias que contribuam para soluções inovadoras para a cidade. O objetivo é dar transparência ao trabalho dos agentes de trânsito, além de modernizar e contribuir para o aprimoramento da segurança dos agentes e da população”, informou a prefeitura.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Hospital Conceição, em Porto Alegre, confirma o fim do surto de coronavírus
Quase 800 quilos de maconha são encontrados em veículo acidentado na BR-116, no Sul do RS
Deixe seu comentário
Pode te interessar