Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Agora preso, Michel Temer foi o 37º presidente da República do Brasil. Ele assumiu o cargo após o impeachment de Dilma Rousseff

Compartilhe esta notícia:

Temer chegou à Presidência em meio a uma grave crise econômica no País e afirmou, no ato de posse, que seu governo haveria de ser um governo reformista. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Michel Temer (MDB) foi o 37º presidente da República do Brasil. Ele assumiu o cargo em 31 de agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff e ficou até o final do mandato até dezembro de 2018.

Trajetória

O governo Michel Temer teve início no dia 12 de maio de 2016, quando o vice-presidente da República, Michel Temer, assumiu interinamente o cargo de presidente da república, após o afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff, em consequência da aceitação do processo de impeachment pelo Senado Federal. Temer chegou à presidência em meio a uma grave crise econômica no País e afirmou, no ato de posse, que seu governo haveria de ser um governo reformista.

Foram trazidas à tona diversas propostas econômicas, como o controle dos gastos públicos, por intermédio da já aprovada PEC 55, que impõe limites a gastos futuros do governo federal; uma reforma trabalhista, já aprovada; a liberação da terceirização para atividades-fim, com a Lei da Terceirização; e a reforma da previdência, que o governo não conseguiu levar adiante. Por outro lado, houve também mudanças no campo social, como a conclusão e inauguração de parte da obra de transposição do rio São Francisco, e no campo da educação, com a reforma do ensino médio, entre outras.

Desde a ascensão de Temer ao Planalto, o envolvimento de aliados, ministros e do próprio presidente em escândalos de corrupção causa polêmicas. Mesmo assim, o governo vem conseguindo manter uma base sólida no Congresso, o que tem possibilitado a aprovação de reformas “necessárias para estimular o crescimento econômico”, segundo o peemedebista. O governo Temer, contudo, tem sido acusado por entidades e especialistas de retrocessos, notadamente nas área social e ambiental e também na condução das questões indígenas. Segundo pesquisas de opinião de institutos distintos, o governo tem a menor aprovação popular da história no País.

Nos dois anos de governo, segundo dados do Banco Central, do IBGE (Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do Caged e da Bolsa de Valores de São Paulo, o governo reduziu a taxa de juros de 14,25% para 6,50% ao ano; a inflação saiu de 9,32% para 2,76%; a taxa de desemprego de 11,2% para 13,1%; o dólar subiu de 3,47 para 3,60 e o índice Bovespa subiu de 48.471 pontos para 85.190 pontos.

Temer aproveitou da melhoria dos índices da economia de seu governo para gravar um vídeo falando de boas notícias na economia e comparando os dados econômicos do governo Dilma. “Com estes recursos, o governo fecha as contas de 2018 e garante o cumprimento da chamada regra de ouro”, disse Temer, acrescentando que “a Petrobras atingiu o maior valor de mercado da sua história, R$ 312,5 bilhões” e que o Brasil “foi considerado por 2.500 altos executivos de todo o mundo o segundo principal destino de investimentos externos dos principais setores industriais”. Temer ainda afirmou que em 2017, os Correios tiveram um lucro de 667 milhões de reais. “Este, aliás, é o primeiro lucro desde 2013, quando a companhia começou a registrar prejuízos seguidos até 2016”, destacou o ex-presidente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Outono com fenômeno “El Niño” de fraca intensidade, deve ter pouco impacto sobre as colheitas de inverno no Rio Grande do Sul
Bolsonaro se reúne com seis presidentes sul-americanos
https://www.osul.com.br/agora-preso-michel-temer-foi-o-37o-presidente-da-republica-do-brasil-ele-assumiu-o-cargo-apos-o-impeachment-de-dilma-rousseff/ Agora preso, Michel Temer foi o 37º presidente da República do Brasil. Ele assumiu o cargo após o impeachment de Dilma Rousseff 2019-03-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar