Domingo, 25 de julho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Agricultura de precisão avança na digitalização

Compartilhe esta notícia:

A plataforma IDT foi lançada através de uma live, nessa última terça-feira (15). (Foto: Divulgação: Cotrijal)

O Projeto Aquarius lançou a plataforma Índice de Digitalização e Tecnologia (IDT), nessa última terça-feira (15). Segundo o coordenador técnico do projeto, Telmo Amado, a ferramenta busca diagnosticar e quantificar o nível de tecnologia dos produtores rurais de soja, de forma a oferecer uma bússola de orientação na adoção de tecnologias 4.0.

A live de lançamento da plataforma IDT teve palestra com o pesquisador Édson Bolfe, da Embrapa Informática Agropecuária, que destacou que a digitalização gera muitas oportunidades para toda a cadeia do agro. Para o presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP), Marcos Ferraz, que mediou a live, o Projeto Aquarius é referência inclusive em nível internacional e a inovação vem para ajudar a resolver grandes gargalos da agricultura.

O produtor rural associado da Cotrijal, Giordano Schiochet vê grande evolução em termos de resultados a partir do uso da agricultura de precisão. Ele é um dos produtores que está participando de um mapeamento ligado ao Aquarius e à plataforma IDT. “A cada dia é mais necessário e importante usar as ferramentas tecnológicas que estão a nossa disposição, para identificar pontos que podemos melhorar”, afirma. Para os interessados que não conseguiram acompanhar a live, clique aqui e assista.

O projeto

O Aquarius é o mais antigo projeto em agricultura de precisão do Brasil. Há mais de 20 anos realiza pesquisas que visam o desenvolvimento tecnológico da área, junto de parceiros tanto do setor público (UFSM) como do privado (Stara, Cotrijal, Drakkar e OWS).

O desenvolvimento da plataforma IDT é resultado do prêmio recebido pelo Projeto Aquarius no Edital Agro 4.0 da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) em prol da adoção e difusão de tecnologias do Agro 4.0.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Cotrijal divulga resultados da safra de verão 2020/21
Governo do Rio Grande do Sul confirma a realização da Expointer entre os dias 4 e 12 de setembro
Deixe seu comentário
Pode te interessar