Sábado, 04 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Fair

Brasil Agricultura enfraquecida: ondas de calor e estiagens causam perdas de 10% na produção mundial de grãos

Compartilhe esta notícia:

O milho, o arroz e outros cereais estão entre os alimentos mais ameaçados pela seca. (Foto: Arquivo/ Rodrigo Baleia/Folha Imagem)

As mudanças climáticas podem tornar escassos alguns itens básicos da nossa dieta. Períodos de seca e ondas de calor causaram perdas de 10% na produção de grãos no mundo, segundo um estudo realizado em 177 países. O milho, arroz e outros cereais estão entre os alimentos mais ameaçados.

Os esforços para mantê-los nas refeições da população exigirão investimentos em transformação genética e na dessalinização da água do mar, afirmam os pesquisadores. Em 2,8 mil eventos extremos registrados de 1964 a 2007, 3 bilhões de toneladas de produtos agrícolas foram perdidos devido a seca e temperaturas elevadas. Estiagens levaram a reduções de até 20% nas colheitas da Europa e da América do Norte. Na América Latina, o prejuízo foi inferior a 5%.

O levantamento mostrou ser urgente adaptar a produção de alimentos, proteger regiões vulneráveis e implementar programas de assistência aos agricultores. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Após o nascimento do neto em Porto Alegre, Dilma embarca de volta a Brasília
Ministro do Turismo fez lobby em tribunais
Deixe seu comentário
Pode te interessar