Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Expointer Agricultura familiar apresenta sua diversidade na Expointer

Compartilhe esta notícia:

Sucesso de 2016 deve se repetir este ano. (Foto: Divulgação/SDR)

A maior feira agropecuária da América Latina é também espaço para a diversidade de produtos da agricultura familiar. Na 40ª Expointer, que se inicia no sábado (26), o Pavilhão da Agricultura Familiar oferecerá aos visitantes a produção de 201 empreendimentos familiares, com uma mistura de sabores tradicionais e inovações. O pavilhão apresenta o resultado do trabalho de 1.340 famílias, oriundas de 131 municípios gaúchos, em forma de queijos, embutidos, vinhos, sucos, artesanato indígena, plantas e flores.

O pavilhão valoriza as agroindústrias gaúchas incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead/), vinculada à Casa Civil da Presidência da República, a conveniada Emater/RS, Fetag, Fetraf/RS e Via Campesina.

Os empreendimentos familiares estarão dispostos em 198 espaços (145 agroindústrias familiares, 47 expositores de artesanato rural e indígena, plantas e flores e seis empreendimentos do Estado de Minas Gerais), além de quatro cozinhas.

“A Feira da Agricultura Familiar permite aos empreendedores familiares ter contato direto com o consumidor, estreitando as relações com os compradores e abrindo mercados”, destaca o secretário da SDR, Tarcisio Minetto. “Neste tipo de empreendimento, os agricultores são os protagonistas do processo, passando a atuar em toda a cadeia produtiva. Além disso, promovem a descentralização e a diversificação da produção e o desenvolvimento da região onde estão instaladas”, completou.

Além de estarem inclusas no Peaf, os empreendimentos familiares selecionados passaram por uma avaliação para checagem de condições de legalidade tributária, sanitária e ambiental. Outros critérios para seleção foram usados, como produção da matéria-prima, empreendimentos gerenciados por mulheres ou jovens, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, extrativistas e silvicultores, produção orgânica certificada e produtos diferenciados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Expointer

Na Semana Arrozeira, Turra debate sobre mercado externo para o grão
Artista internacional ministra curso gratuito de artes plásticas no Pop Center
https://www.osul.com.br/agricultura-familiar-apresenta-sua-diversidade-na-expointer/ Agricultura familiar apresenta sua diversidade na Expointer 2017-08-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar