Ícone do site Jornal O Sul

Agro + quer agilizar o setor que mais cresce no RS

Foto: Jackson Ciceri / O Sul

“Trazer agilidade, eficiência, modernização, competitividade e sustentabilidade para o setor que representa 44% do PIB gaúcho”, esse é o principal objetivo do Plano Agro + citado pelo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, às 14h30, no Palácio Piratini. O projeto, uma iniciativa da Secretaria e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, visa instituir no estado o programa nos mesmos moldes do “Plano Agro +, um Brasil mais simples para quem produz, um Brasil mais forte para competir”, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori, da primeira dama Maria Helena Sartori, do secretário executivo e Ministro Substituto da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, além de outras lideranças e parceiros.

Foto: Jackson Ciceri / O Sul

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a implementar o programa em nível estadual.  Eliminar a burocracia que trava o processo de realização das iniciativas do Estado é uma das medidas abordadas pelo Plano Agro +.  “Entre as práticas previstas  para está simplificar os processos, procedimentos e normas praticadas pelo serviço oficial, com o intuito de proporcionar mais celeridade às demandas solicitadas pelo setor produtivo, com vistas a maior crescimento e desenvolvimento econômico”, explica Eumar Novacki.

Segundo Ernani Polo, 38 entidades já estão participando ativamente no Plano. Até o momento, 218 demandas já foram feitas, sendo 73 internas e 145 externas. “Produtores gaúchos concorrem com produtores do mundo inteiro. Precisamos de mais responsabilidade e cuidado para que o setor continue indo para frente”, aponta.

Foto: Jackson Ciceri / O Sul

“Um canal de comunicação para troca de informações”, caracterizou o governador José Ivo Sartori. “Dar ânimo para o setor trabalhando com naturalidade e simplicidade levará o Estado para resultados ainda melhores”, acrescenta.

Outros nove estados brasileiros já anunciaram o lançamento do Plano Agro +.

 

 

Sair da versão mobile