Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de setembro de 2015
Os médicos veterinários e pecuaristas Ricardo e Eraldo Zanella, do município de Paim Filho (RS), proprietários da Agropecuária Zanella e associados da Cooperativa Sicredi Altos da Serra (RS), estão expondo pela primeira vez na 38ª Expointer, no pavilhão da Pecuária, apresentando uma das suas criações diferenciadas: a raça bovina Wagyu, originária do Japão.
Os pecuaristas, que também são pesquisadores e professores da UPF (Universidade de Passo Fundo), no norte do Rio Grande do Sul, iniciaram a introdução da raça no País em 2002, através de uma parceria com a empresa norte-americana Bar R. Casttle Company. “A intenção foi trazer para o mercado brasileiro e o que existe de melhor na raça Wagyu para produção de animais com altos níveis de marmoreio”, explica Eraldo Zanella, sócio-diretor da Agropecuária Zanella e pesquisador da UPF.
Segundo Zanella, eles fazem parte de um grupo seleto de criadores da raça Wagyu no mundo. “Atualmente, somos 50 criadores da raça no País. E, no RS, somos os pioneiros e o representantes oficias da raça”, salienta. Ele explica também que os animais, nesses 13 anos, já estão totalmente adptados ao clima local e mantendo suas características diferenciadas como o alto grau de marmoreio. “O que chama atenção nessa raça é a sua composição genética, que garante a produção de carne com mais veios de gordura entremeando as fibras, resultando em extra maciez e um sabor especial”, detalha Zanella.