Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Alcolumbre é meu chapa”, diz Bolsonaro ao afirmar que a minirreforma trabalhista deve ser votada pelo Senado nesta segunda

Compartilhe esta notícia:

MP reduz encargos para cotratação de jovens no primeiro emprego e pessoas acima de 55 anos que estavam fora do mercado formal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a Medida Provisória do Emprego Verde e Amarelo deve ser votada pelo Senado nesta segunda-feira, último dia de vigência da proposição. A MP reduz encargos para patrões que contratarem jovens no primeiro emprego e pessoas acima de 55 anos que estavam fora do mercado formal.

Caso os senadores não avalizem a medida na segunda, ela perde a validade e caberá ao Congresso definir, por meio de projeto de decreto legislativo, as regras para os atos ocorridos durante os 120 dias em que ela teve força de lei. O Senado vive um clima de rebelião e ameaça deixar o texto caducar, principalmente diante de ataques feitos por Bolsonaro contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Questionado neste sábado se havia feito um acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), para viabilizar a votação da MP a tempo, Bolsonaro respondeu que não tem nada contra o senado. “O Davi é meu chapa”, disse.

As declarações do mandatário foram dadas no alto da rampa do Palácio do Planalto. Ele deixou o Palácio da Alvorada, residência oficial, pouco depois das 15 horas deste sábado e seguiu para o Planalto. Do alto da rampa, Bolsonaro conversou com assessores a acenou para apoiadores em frente ao edifício.

Ao perceberem que o presidente estava na área externa do Palácio, simpatizantes pararam em frente ao local. Por volta das 15h50, o grupo de apoiadores era formado por cerca de 20 pessoas. O presidente também comentou o pacote de ajuda a estados e municípios aprovados pela Câmara dos Deputados.

O texto obriga a União a recompor perdas com ICMS e ISS que os demais entes federados tenham com a crise do novo coronavírus e o Planalto tenta negociar um pacote alternativo. O presidente disse que não “há dinheiro” para tudo isso e disse que, caso a proposta vá adiante, quem pagará a conta será o contribuinte.

Flávio Dino

Cotado por alguns setores da esquerda como um possível candidato ao Planalto nas eleições de 2022, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), intensificou as críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelas ações em meio à pandemia do novo coronavírus. Em entrevista à Agência Efe por videoconferência, o ex-juiz federal e ex-deputado criticou a demissão de Luiz Henrique Mandetta como ministro da Saúde e afirmou que Bolsonaro atua como “agente catalisador dessa crise, quase como se fosse um cavaleiro do apocalipse, um profeta do caos”.

“Ele anuncia e tenta realizar o caos, e começa isso a partir da desestruturação da sua própria equipe no pior momento. É evidente que ele tem o poder e a prerrogativa de escolher seus auxiliares. Não é o tempo adequado, no meio de um tsunami, trocar a tripulação do navio”, declarou. Apesar de ter assinado recentemente um manifesto, ao lado de outros nomes fortes da oposição, que pede o impeachment de Bolsonaro, Flávio Dino afirmou ser contra uma mudança de poder em Brasilia dessa forma durante a pandemia.

Consideramos que o manifesto cumpre vários papéis, sobretudo o de apresentar uma perspectiva pós-pandemia. Acho que neste momento não há espaço para discutir impeachment ou nada desse tipo, embora haja motivos constitucionais”, disse. O governador maranhanse conta com a simpatia de Luiz Inácio Lula da Silva, com quem planejava participar de uma série de reuniões após uma visita feita pelo ex-presidente à Europa em março. Ele também defende a formação de uma “frente ampla” de esquerda e a aproximação de líderes políticos de outros campos, como o da centro-direita, embora acredite que esse movimento não se traduza em uma unificação de pautas nas eleições de 2022.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O novo ministro da Saúde foi goleiro campeão no Rio e surpreendia: “pegava muito”
Concessionárias de aeroportos pedem a revisão de contratos devido a perdas causadas pela crise do coronavírus
https://www.osul.com.br/alcolumbre-e-meu-chapa-diz-bolsonaro-ao-afirmar-que-a-minirreforma-trabalhista-sera-votada-nesta-segunda/ “Alcolumbre é meu chapa”, diz Bolsonaro ao afirmar que a minirreforma trabalhista deve ser votada pelo Senado nesta segunda 2020-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar