Domingo, 14 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de março de 2017
A PF (Polícia Federal) pediu nesta sexta-feira (24) a prisão do turista alemão Stephan Brode, que está morando no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O pedido de prisão é para que ele possa ser deportado para o país europeu. Vídeos do circuito interno de segurança do terminal mostram o homem supostamente agredindo mulheres.
O turista entrou legalmente no País em dezembro do ano passado, segundo a PF, mas não voltou para a Alemanha porque precisou remarcar a passagem de volta e não tinha dinheiro para pagar a diferença. Segundo a PF, o visto dele venceu na semana passada. Ele chegou a ser notificado que tinha 8 dias para deixar o Brasil. Brode tem 44 anos e diz trabalhar como técnico de eletrônica na Alemanha.
Nesta sexta-feira (24), Brode foi levado para a delegacia da Polícia Civil do Aeroporto de Guarulhos. Lá, ele foi examinado por uma equipe médica, que atestou que ele não tem condições físicas e mentais de voltar sozinho para a Alemanha. Familiares do alemão informaram ao Consulado Alemão que ele tem esquizofrenia.
A ideia é que ele volte para o seu país de origem até domingo (26), seja por deportação ou por um acordo com o Consulado. Uma equipe de policiais alemães está vindo a São Paulo escoltando um brasileiro extraditado da Alemanha. Eles chegam neste sábado (25) e poderiam ficar responsáveis por levar o alemão de volta.
Em um dos vídeos do aeroporto é possível ver uma mulher de camisa preta mexendo tranquilamente no celular. De repente, o alemão levanta de uma cadeira, fica na frente dela e aparentemente bate na mulher. Depois, ele se senta como se nada tivesse acontecido. Sem entender o que está acontecendo, a passageira vai embora.
Em entrevista ele afirmou que não agride as pessoas, mas só faz os gestos. Nenhuma das supostamente agredidas registrou boletim de ocorrência.