Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 21 de fevereiro de 2016
As famílias que buscam uma experiência do tipo “Downton Abbey” (seriado de televisão) podem alugar uma mansão completa com criadagem uniformizada e automóveis clássicos.
Os ricos agora podem ter acesso a toda a experiência de uma mansão do interior da Inglaterra sem nenhum compromisso, uma vez que uma série de empresas começa a oferecer mansões com a criadagem completa para locação, por períodos curtos.
“Pense em camareiras de alta classe em uma mansão georgiana”, diz William Cash, fundador da Villarum Estates. As propriedades da Villarum serão alugadas por algo entre 6 mil e 8 mil libras por semana, com criadagem uniformizada, automóveis clássicos e outras facilidades como espaço para caça. “Você pode passar semanas caçando sem os aborrecimentos de quem precisa comprar um local distante para isso.”
As propriedades da Villarum serão alugadas por algo entre 6 mil e 8 mil libras por semana. (Foto: Reprodução)
Cash não foi o único empresário a ter esse ideia: Goodwood, propriedade de Lor March em Wes Sussex, lançou em janeiro a Hound Lodge, uma mansão de 10 quartos do século 18. Ela oferece serviço completo de mordomos – com sinetas para chamá-los em todas as dependências – por uma diária de 10 mil libras mais imposto sobre valor agregado. “O serviço é baseado na maneira como o mordomo de Goodwood vem servindo a família e seus convidados há muitos anos”, diz a gerente-geral Emilie Polastron. “Quando você chega, é como se estivesse voltando para casa.”
Cash diz que decidiu lançar sua companhia após perceber que a maioria dos lugares disponíveis para “festas em casas de campo” eram do tipo em que os hóspedes cuidam das próprias refeições – uma execração para a clientela que ele pretendia atrair. “As pessoas ricas não funcionam sem a mentalidade do serviço de quarto”, justifica.
Cash diz que suas taxas serão “uma barganha em comparação a uma semana em Mustique ou nas ilhas Maldivas” e serão ideais para famílias londrinas e de fora do Reino Unido que estiverem “cansadas de carregar babás e uma família grande para fora do país por 30 mil libras por semana”. Caso os hóspedes não consigam mais largar essas propriedades, elas estarão disponíveis para venda.
As pressões de longo prazo sobre a lucratividade das fazendas tradicionalmente ligadas aos imóveis no campo tornaram difícil a administração dessas propriedades, forçando grande parte da aristocracia e da nobreza a se voltar para outros negócios como hotelaria, eventos corporativos e esportivos.
Goodwood, em West Sussex, foi uma das primeiras a adotar esse modelo, voltando-se para esportes motorizados em 1948. Ela também opera uma pousada rural, um aeródromo e dois campos de golfe. Enquanto isso, compradores internacionais vêm demonstrando um interesse crescente em casas de campo de alto nível no Reino Unido.
Cash diz que o aluguel com serviços será uma estratégia lucrativa às casas de campo que não possuem grandes extensões de terra. “Antigamente, era muito importante uma grande casa ser cercada por muitas terras, mas minha ideia é que você não precisa de 200 ou 400 hectares de terra – você precisa de jardins.” (AG e Folhapress)