Sábado, 07 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Aluguel residencial no Brasil sobe 0,65% em janeiro e atinge 5,62% em 12 meses

Compartilhe esta notícia:

No acumulado em 12 meses, o aluguel em Porto Alegre reduziu 1,74%.

Foto: Reprodução
No acumulado em 12 meses, o aluguel em Porto Alegre reduziu 1,74%. (Foto: Reprodução)

Os aluguéis residenciais aumentaram 0,65% em janeiro, após terem subido 0,51% em dezembro. Os dados são do IVAR (Índice de Variação de Aluguéis Residenciais), divulgado pelo Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) nesta sexta-feira (6).

 

O índice acumulou uma alta de 5,62% nos 12 meses até janeiro, ante um avanço de 8,85% nos 12 meses encerrados em dezembro.

“Apesar da forte desaceleração observada na taxa de variação em 12 meses dos preços de aluguel residencial, esse movimento se deve a um forte efeito-base – a janela de 12 meses passou a comparar o nível atual com um período anterior em que os reajustes estavam mais elevados – a exemplo de janeiro de 2025 que registrou alta mensal de 3,7%. Ainda assim, a desaceleração do acumulado em 12 meses não implica, por si só, queda do aluguel ou pausa do movimento de preços. Inclusive, os aluguéis podem seguir registrando aumentos mensais, porém, em ritmo compatível com uma normalização do ciclo após um período de maior volatilidade registrada entre 2023 e 2024”, avaliou o economista Matheus Dias, do Ibre/FGV, em nota oficial.

O IVAR foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil, com informações obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis.

Até então, a FGV coletava informações de anúncios de imóveis residenciais para locação, e não os valores efetivamente negociados.

Quanto aos resultados das quatro capitais que integram o índice da FGV, o aluguel residencial em São Paulo passou de um aumento de 0,65% em dezembro para alta de 0,63% em janeiro.

No Rio de Janeiro, o índice saiu de estabilidade (0,0%) para alta de 0,57% no período; em Belo Horizonte, de aumento de 1,11% em dezembro para alta de 0,53% em janeiro; e em Porto Alegre, de alta de 0,25% para aumento de 0,78%.

No acumulado em 12 meses, os aluguéis avançaram 5,64% em São Paulo; 12,71% em Belo Horizonte; 9,98% no Rio de Janeiro; e -1,74% em Porto Alegre.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Gabriel Souza encerra XIII Fórum Econômico Gaúcho destacando estabilidade política e recorde de investimentos
Houve uma espécie de estupro das contas públicas entre 2022 e 2023, no governo Bolsonaro, diz ministro Fernando Haddad
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ARTUR
6 de fevereiro de 2026 17:43

Tudo Mentira…Vai tentar reajustar….O Povo simplesmente esta quebrado… não conseguimos reajustar

Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x