Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Alumínio brasileiro foi parar em território do Estado Islâmico e virou arma

Compartilhe esta notícia:

Empresa brasileira foi citada em relatório encomendado pela União Europeia. (Foto: Reprodução)

A empresa Aldoro, de Rio Claro (SP), é citada em relatório da Conflict Armament Research, encomendado pela União Europeia e divulgado na quinta-feira. A pesquisa mostra que 51 empresas de 20 países estão envolvidas no fornecimento de substâncias para explosivos, que não podem ser rastreados quando chegam a áreas de conflito.

O relatório mostra que mais de 700 componentes, cabos e outros produtos químicos de diferentes países foram utilizados pelo EI (Estado Islâmico) na fabricação de bombas. A Aldoro fabrica pigmentos metálicos de alumínio e pasta de alumínio.

“Brasília nos ligou para dizer que um balde de nosso produto, que pode ser usado em explosivos, havia sido encontrado na Síria”, explicou o diretor da Aldoro, Stassan Martendal. A empresa, que exportava as substâncias para a Turquia e a Jordânia, suspendeu as vendas.

“É impossível rastrear o que acontece com o produto ao chegar nesses países que fazem fronteira com a Síria”, explica. Treze companhias turcas participam da cadeia de abastecimento do EI. O relatório chama a atenção para o fato de o país funcionar como “ponto de distribuição” dos componentes usados pelos extremistas. Tratam-se de substâncias explosivas, contêineres e cordas. Esses distribuidores turcos repassaram material produzido no Brasil, China, Índia, Holanda, Romênia e Rússia para intermediários de membros do EI. (AD)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ex-namorada do presidente da Bolívia é presa
O jovem que matou 17 colegas de escola nos Estados Unidos está arrependido, disse sua advogada
https://www.osul.com.br/aluminio-brasileiro-foi-parar-em-territorio-do-estado-islamico-e-virou-arma/ Alumínio brasileiro foi parar em território do Estado Islâmico e virou arma 2016-02-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar