Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 7 de dezembro de 2023
Até o dia 14, alunas de escolas da rede estadual gaúcha podem se inscrever no programa Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF), lançado recentemente pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) de Porto Alegre. Dentre as exigências estão a idade entre 13 a 17 anos e o Cadastro Único atualizado pela família da candidata. O formulário está disponível em prefeitura.poa.br.
Trata-se de um programa pioneiro no Brasil. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição (para as estudantes matriculadas em colégios municipais, o prazo começou antes). Se sobrarem vagas, a participação será estendida ao público em geral, a partir do dia 14.
O programa consiste em treinamentos nos campos do Trecho 3 da orla do Guaíba e do Parque Marinha do Brasil, ambos no bairro Praia de Belas. Todos os equipamentos necessários, como chuteiras, uniformes e caneleiras, serão disponibilizados por meio do apoio de profissionais, acadêmicos de Educação Física e outros parceiros.
As atividades têm início previsto para o dia 4 de janeiro, com uma turma durante a manhã e outra pela tarde, três vezes por semana, possibilitando assim a participação das adolescentes em turno inverso ao escolar.
Dentre os objetivos do projeto estão o incentivo, desenvolvimento e democratização do acesso à formação na modalidade futebol para esse segmento da população, assegurando com qualidade o direito constitucional ao esporte. Também está no radar da prefeitura promover a descoberta de novos talentos.
Os recursos para o desenvolvimento do Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino são oriundos do Ministério do Esporte. Há um cronograma de execução financeira de R$ 200 mil, somado a uma complementação de R$ 2 mil por parte da prefeitura.
Copa das Comunidades
No mesmo segmento da orla, as quadras de grama sintética receberão em janeiro a primeira edição da Copa das Comunidades, voltada ao público de 11 a 15 anos. O evento é organizado pelo Instituto Edson Prates com apoio da prefeitura, por meio da Smelj.
A data ainda não foi definida. O torneio estava previsto originalmente para 9 de dezembro, mas foi necessário adiá-lo devido à interdição das quadras de areia, posicionadas no entorno dos espaços de grama sintética e que serão utilizadas para montagem de estruturas da competição.
As inscrições terminaram em novembro. Participarão equipes formadas por instituições locais como escolas e organizações comunitárias, em um total de 18 equipes, divididas em duas categorias: mirim (nascidos em 2010-2011) e infantil (nascidos em 2008-2009).
(Marcello Campos)