Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Feira do Livro Alunos de escolas públicas e privadas autografam na Feira do Livro de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Foto: Jackson Ciceri/O SUL

Para uma criança, escrever um livro é mais do que projetar a sua perspectiva de mundo em folhas de papel. É garantir que seu imaginário ocupe espaços e que sua autoria seja legitimada como mais uma forma de se inserir na literatura. Incentivando isso, a Feira do Livro segue a tradição de, anualmente, promover sessões de autógrafos de obras produzidas por alunos, encontros que possibilitam o envolvimento das famílias e da comunidade escolar. “Para muitas escolas de Porto Alegre e de outros municípios gaúchos, a Feira do Livro é o ponto culminante do trabalho realizado, durante o ano, nas áreas da leitura e da escrita”, conta a coordenadora da programação infantil e juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre, Sônia Zanchetta.

Laura Schuster, de 12 anos, irá representar a escola Escola Municipal Olinda Caetano Goulart, de Cachoeirinha. Ela autografa o seu primeiro livro “Releituras nada clássicas”, no dia 5 de novembro (sábado), das 11h às 11h30min, no QG dos Pitocos. O professor de educação especial da instituição Gilberto Machado Maia conta que o livro foi elaborado e organizado a partir das propostas e reflexões de Laura, freqüentadora constante da biblioteca da escola. “É muito gratificante perceber a importância que a biblioteca pode ter no incentivo à escrita”, diz a bibliotecária Vera Inês Dávila que contribuiu com a produção do livro de Laura.

Em ” Releituras nada clássicas”, a autora interpreta vários contos com seu estilo próprio, introduzindo nas histórias, por exemplo, o Menino Maluquinho – famoso personagem de Ziraldo. São de Laura também as ilustrações. Maia revela que o lançamento do livro já estimula os demais alunos a escreverem também.

Os alunos do 2° ano do ensino fundamental do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre, também autografam no dia 5 de novembro (sábado), das 9h às 12h, no Teatro Carlos Urbim. Serão oito obras – uma por turma – de narrativa poética tendo a escola como tema. A vice­diretora educacional do colégio, Adriana Kampff, conta que as crianças se envolvem durante o ano todo com programa de formação de leitores, trabalham com diferentes gêneros, tipologia, desenvolvimento do livro e o próprio processo de escrita. “Eles ficam na expectativa da Feira do Livro, um marco cultural onde confraternizamos com as famílias dos alunos e a comunidade escolar”, diz Adriana.

Outra escola que sempre marca presença divulgando os livros produzidos por alunos é o Colégio Israelita, da Capital. Dessa vez, eles trazem a obra intitulada “O inesperado”, que relata a vida de uma jovem que, de repente, tem a rotina alterada.. A sessão de autógrafos ocorre no dia 6 de novembro (domingo), das 10h às 12h, no Teatro Carlos Urbim. Neste ano, em parceria com o Consulado de Israel, o colégio também divulgará o livro infantil da escritora isaelense Orit Raz “Esperança aprende a voar.”

Ao todo, serão 24 sessões de autógrafos promovidas por escolas particulares e públicas na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. Elas acontecem na Tenda de Pasárgada (em frente ao Memorial do RS), no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, entre Av. Mauá e Rua Siqueira Campos), no QG dos Pitocos (na área Infantil), na sala de vídeo e no auditório do Memorial do RS (em frente à Praça da Alfândega), Armazém Literário da Corag (Caldas Júnior, 261) e na própria Praça de Autógrafos da Feira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Feira do Livro

Luiz Coronel autografa novo livro nesta sexta-feira
Livro conta experiência inovadora de inclusão social na reciclagem
https://www.osul.com.br/alunos-de-escolas-publicas-e-privadas-autografam-na-feira-do-livro-de-porto-alegre/ Alunos de escolas públicas e privadas autografam na Feira do Livro de Porto Alegre 2016-11-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar