Domingo, 28 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 23 de novembro de 2017
Lançada neste ano no Dia Mundial da Água, 22 de março, a AMA chegou ao primeiro R$1 milhão em vendas. Disponível no Rio Grande do Sul, a marca destina 100% de seu lucro para combater a escassez hídrica no semiárido brasileiro. Na região, mais de 6 mil pessoas já foram beneficiadas com poços para captação ou adutoras por causa do produto.
Uma mini usina gerada por sistema fotovoltaico para distribuição de água a um baixo custo também foi construída pela AMA. Para colocar os projetos em prática, a marca direciona os recursos para o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), que administra a maioria dos sistemas de água rurais do Ceará. Equipes técnicas do projeto, formadas por especialistas em recursos hídricos e assistentes sociais, dão a essas comunidades todo o suporte necessário para que as iniciativas se desenvolvam de forma sustentável e possam ser geridas pelos próprios moradores.
“Quanto mais pessoas escolherem AMA, mais pessoas no semiárido terão acesso à água. Isto abre portas para a melhora na qualidade de vida destas famílias. Já temos planos para sete novas comunidades, além de incentivos para projetos inovadores de acesso à água desenvolvidos por empresas júniores e startups”, comemora Carla Crippa, diretora de Sustentabilidade da Ambev e cocriadora de AMA. “Este resultado mostra que os consumidores brasileiros estão abertos a produtos com causas sociais”, complementa.
Neste ano, a marca realizou a segunda edição do Desafio AMA, que buscou empresas juniores para criarem soluções para a geração de renda no semiárido. A Sea Jr, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, venceu com um projeto de aquaponia, recebendo um aporte de R$ 30 mil para implementação em Sítio Caiçara.
A marca também lançou, em parceria com o Yunus Negócios Sociais, a Aceleradora AMA. A iniciativa já selecionou quatro projetos inovadores para geração, tratamento e distribuição de água. Até janeiro de 2018, os empreendedores selecionados, que são dos Estados Unidos, Itália, Ceará e Bahia, terão a mentoria de profissionais especializados, de acordo com as necessidades de cada negócio. Eles ainda receberão um módulo especial sobre tecnologia ministrado pela Singularity University, referência em inovação do Vale do Silício.