Sexta-feira, 06 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 4 de junho de 2025
A Amazon quer que os clientes saibam que a inteligência artificial não serve apenas para escrever redações universitárias. Em uma série de anúncios nessa quarta-feira (4), a companhia demonstrou como robôs de estoque, entregadores e seus vastos centros de distribuição se beneficiarão de uma boa dose de inteligência artificial, acelerando a entrega de pacotes até a porta dos clientes.
A empresa anunciou a criação de um novo grupo, em sua unidade de dispositivos Lab126, focado na criação de robôs de armazém capazes de realizar múltiplas tarefas sob comando — um avanço significativo em relação aos robôs atuais, que geralmente são projetados para uma única função. Usando a chamada IA “agente” (agentic AI), esses robôs poderão descarregar caminhões e depois buscar peças para reparos, segundo a Amazon.
“Estamos criando sistemas que podem ouvir, entender e agir com base em comandos em linguagem natural, transformando robôs de armazém em assistentes flexíveis e multifuncionais”, disse a Amazon em comunicado, sem fornecer detalhes como aparência ou custo dos robôs.
A Amazon apresentou esses avanços antes de um evento de imprensa, nessa quarta-feira (4), no Lab126, em Sunnyvale, Califórnia, onde reuniu executivos de robótica e logística para demonstrações.
Entre os outros anúncios, a Amazon revelou que está usando IA generativa para criar mapas mais avançados para seus motoristas de entrega, permitindo que entreguem pacotes com mais eficiência nos últimos metros do trajeto. A IA especializada fornecerá detalhes precisos sobre o formato dos edifícios, obstáculos e outros elementos que possam afetar a entrega.
“Essa inovação está facilitando para os motoristas da Amazon encontrarem o local exato de entrega, especialmente em locais complicados como grandes complexos de escritórios”, disse a empresa.
Essa tecnologia pode ser essencial para os óculos especiais que a Amazon está desenvolvendo para seus motoristas, conforme revelado com exclusividade pela Reuters no ano passado. A empresa espera equipar os motoristas com óculos com tela embutida, liberando suas mãos dos dispositivos GPS e fornecendo instruções passo a passo tanto durante a condução quanto na entrega dos pacotes.
Por fim, a Amazon afirmou que a IA ajudará a prever com mais eficiência quais produtos os clientes precisarão e onde, melhorando suas operações de entrega no mesmo dia. Em termos práticos, isso significa que casacos de inverno provavelmente não serão estocados em armazéns de Phoenix durante o verão. A empresa também indicou que o software considerará fatores como preço, conveniência, clima e eventos promocionais, como o Prime Day.
No anúncio, a Amazon prometeu reduzir o desperdício por meio da diminuição das emissões de carbono e do tráfego, como resultado do uso da nova IA. As informações são da agência de notícias Reuters.