Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Ampliado o horário de funcionamento noturno de bares e restaurantes em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Estabelecimentos poderão encerrar as atividades até as 23h, mas deverão permitir o ingresso de clientes até, no máximo, as 22h.

Foto: Luciano Lanes/PMPA
Estudo aponta “queda generalizada” do setor de serviços.(Foto: Luciano Lanes/PMPA)

A partir desta sexta-feira (18), os bares, restaurantes, lancherias e similares têm mais uma hora de funcionamento noturno em Porto Alegre. De acordo com o decreto nº 20.727, publicado em edição-extra do Diário Oficial do Município, esses estabelecimentos podem agora encerrar atividades até as 23h, desde que não permitam o ingresso de clientes após as 22h.

Já o horário de abertura permanece inalterado, com permissão de abertura das portas ao público a partir das 11h. Também estão mantidos os dias de atendimento de segunda-feira a sábado, assim como a exigência de cumprimento das orientações de higienização e distanciamento previstas nas diretrizes das autoridades de saúde para prevenção ao contágio por coronavírus.

Também foi anunciada a equiparação, nesse sentido, para o funcionamento dos restaurantes do Mercado Público (Centro Histórico), que poderão atender aos clientes com base nas mesmas normas válidas para os demais estabelecimentos do ramo.

A pedido do prefeito Nelson Marchezan Júnior, a informação sobre a ampliação do horário noturno para o segmento havia sido antecipada na tarde de quarta-feira (16) pelo titular da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Leonardo Hoff, ao Sindha (Sindicato de Hospedagem e Alimentação) da capital gaúcha.

O comando da entidade considerou a medida “extremamente valiosa”, dentro de uma busca da categoria por um ambiente seguro do ponto de vista da pandemia de coronavírus. “Com a imposição do horário para manter clientes dentro dos estabelecimentos estamos reduzindo as chances de aglomeração e regulando esse atendimento”, salientou o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

“Precisamos dessas determinações e fiscalização consciente por parte da prefeitura, a fim de seguirmos no caminho de avanços, sem retrocessos.” O dirigente também reiterou o apelo para que os empresários e trabalhadores de bares e restaurantes cumpram à risca os protocolos:

“Pedimos, novamente, aos nossos associados e demais empresários do setor da gastronomia que sigam rigorosamente os protocolos de segurança, com foco em higiene e distanciamento. A sensibilização da população também é imprescindível para seguirmos nessa crescente de flexibilizações”.

Serviços sociais e sindicatos

Outra mudança prevista pelo decreto municipal anunciado nesta quinta-feira envolve as regras para os serviços sociais autônomos e entidades sindicais, que poderão ter lotação de até 50% da capacidade máxima de ocupação prevista no alvará de funcionamento ou do plano de proteção e prevenção contra incêndio.

O setor também deverá garantir o atendimento de forma individualizada, além de respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas nas áreas de trabalho e de circulação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Estado e município de Garibaldi buscam manutenção de leitos de UTI na Serra pós-pandemia
Fumaça do Pantanal se desloca para o Sul do País
https://www.osul.com.br/ampliado-horario-de-funcionamento-de-bares-e-restaurantes-em-porto-alegre/ Ampliado o horário de funcionamento noturno de bares e restaurantes em Porto Alegre 2020-09-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar