Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Curiosidades Anac notifica escolas de samba por causa de homem “voando” em drone na comissão de frente no carnaval do Rio

Compartilhe esta notícia:

Homem “voando” em um drone na comissão de frente da Portela. (Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Aviação Civil noticiou a Portela e a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) depois de a agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira colocar um componente da comissão de frente “voando” num drone. A performance levantou a Marquês de Sapucaí no domingo, primeiro dia de desfiles do Grupo Especial.

Em nota, a Anac ressaltou que é proibido transportar pessoas, animais e artigos perigosos usando drones. “O equipamento não foi desenvolvido para essa finalidade e pode causar acidentes, inclusive, fatais”, acrescentou. Procuradas pelo jornal O Globo, a Liesa disse não ter sido notificada, até o momento, e a Portela ainda não se manifestou.

Distância mínima

A agência detalhou que a norma RBAC-E nº 94, além de proibir o transporte de pessoas, determina que o operador de drones respeite uma distância mínima de 30 metros horizontais — “o piloto não pode, em hipótese alguma, colocar vidas em risco”, ressaltou. A Anac ponderou que a existência de uma barreira mecânica “suficiente forte” para isolar e proteger outras pessoas poderia suprir a falta dessa distância mínima. “Entretanto, não foi o que se viu na Marquês de Sapucaí”, pontuou.

Drones tripulados

Após o desfile, a Anac disse ter oficiado a escola e a Liesa e solicitado o apoio no reforço às instruções relacionadas à proibição do uso de drones tripulados. A agremiação também foi cobrada a fornecer informações adicionais à autoridade brasileira que estabelece regras para o uso de aeronaves do tipo.

“A Agência também solicitou que a escola informe o modelo do equipamento utilizado, número de série, comprovação de registro do equipamento junto à Anac, dados do piloto remoto da aeronave. A Portela tem dez dias para encaminhar as informações”, destacou a Anac.

Depois de um desfile “caótico”, com problemas no último carro alegórico e uma chegada conturbada à dispersão, Portela confirmou que o carnavalesco André Rodrigues pediu demissão. A saída foi em comum acordo. O substituto ainda não foi anunciado.

As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Curiosidades

Quarta-feira de Cinzas: o preço a pagar para quem curtiu o carnaval
Roberto de Carvalho fala sobre desfile em homenagem a Rita Lee: “É uma emoção parecida com um tsunami”
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x