Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ancine corta apoio financeiro para brasileiros divulgarem filmes em 11 festivais internacionais

Compartilhe esta notícia:

'Greta' é um dos filmes brasileiros que estava presente na competição do festival. (Foto: Instagram @queerlisboa)

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) anunciou, nesta segunda-feira (16), o corte de apoio financeiro para 11 festivais internacionais. A agência havia liberado R$ 4,6 mil, que seriam destinados para produtores e diretores representarem os projetos em eventos fora do Brasil. Entre os filmes que tiveram esse apoio cortado, estão ‘Greta’, ‘Negrum3’ e ‘Volta seca’ .

Em nota, o órgão informou que “o critério foi exclusivamente temporal: foram mantidos os apoios a projetos em festivais já realizados ou em curso”. Porém, filmes com temática LGBT e racial como “Greta” e “Negrum3”, que participariam do Queer Festival, em Lisboa, tiveram o apoio financeiro liberado em agosto e agora cortado pela Ancine. O Queer Lisboa acontece entre 20 e 28 de setembro.

O filme “Volta Seca”, de Roberto Veiga, que participa do Encounters Film Festival, na Inglaterra, também teve o corte de concessão de apoio. O festival ocorre entre 24 e 29 de setembro. O curta-metragem apresenta uma personagem trans que quer retornar para sua terra-natal, 20 anos depois.

O Queer Festival publicou na rede social (Instagram) uma carta de repudio a decisão da Ancine.

View this post on Instagram

É com profundo repúdio e pesar que recebemos a notícia, através de meios de comunicação no Brasil, de que a ANCINE – Agência Nacional do Cinema rescindiu inesperadamente o apoio já confirmado este ano ao Queer Lisboa, depois de anos de parceria. Em causa está o apoio a dois dos filmes brasileiros presentes na competição do festival, @gretafilme, de @armandopraca , e @negrum3, de @paulinodiego. Até ao momento, este Festival não recebeu qualquer contacto oficial por parte da Ancine, a explicar a situação. Face às notícias que nos chegam, que fique claro que "negritude" e “homossexualidade" SÃO este Festival e ocuparão sempre as nossas telas! /////// Queer Lisboa condemns and regrets the recent news arriving from Brazilian media that ANCINE – Agência Nacional do Cinema unexpectedly suspended the already confirmed support for this year's edition of Queer Lisboa, after many years of partnership. At stake is the support of two of the Brazilian films in competition, @gretafilme by @armandopraca, and @negrum3, by @paulinodiego. So far, this Festival has not received any official contact from Ancine, explaining the situation. Confronted with these news, let it be clear that "blackness" and "homosexuality" ARE this Festival and will always have a place in our screens!

A post shared by Queer Lisboa IFF (@queerlisboa) on

Diego Paulino, diretor de “Negrum3”, falou sobre o corte no Facebook

[censura, cinema, ancine] link da vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ao-negrum3-e-alemOlá! Quem aqui…

Publicado por Negrum3 em Sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Denis Feijão, produtor e sócio-criador da Elixir Entretenimento, produtora do “Volta Seca”, lastimou o corte, mas não acredita que a ação da Ancine seja específica para filmes com temática LGBT.

“Acho que é um conjunto de coisas. Sim, isso existe, mas não podemos botar tudo em uma panela só. Prefiro não acreditar nisso”. E acrescentou “é um processo natural dentro do que está acontecendo, péssimo, de cortar pela cadeia. Começa com curtas, festivais. Estão tentando minar nossa atividade”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Filme Jojo Rabbit vence Festival de Toronto com sátira sobre período nazista
Polícia Civil descobre clínica de aborto em Novo Hamburgo e prende três pessoas
https://www.osul.com.br/ancine-corta-apoio-financeiro-para-brasileiros-divulgarem-filmes-em-11-festivais-internacionais/ Ancine corta apoio financeiro para brasileiros divulgarem filmes em 11 festivais internacionais 2019-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar