Terça-feira, 23 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2015
O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, requisitou a equipe econômica do governo federal para uma série de reuniões durante sábado e domingo. Apesar de a posse oficial estar marcada para a segunda-feira, a iniciativa tem por objetivo preparar as primeiras ações à frente do cargo, além de adiantar o seu processo de transição da pasta do Planejamento (que ocupava desde janeiro) para a da Fazenda.
Na sexta-feira, após ser anunciado para a nova função, ele afirmou que o maior desafio da economia brasileira é ajustar as contas do governo. Destacou, ainda, que o foco principal de sua gestão será interromper o ciclo de queda na atividade econômica que vem sendo enfrentado pelo País.
“Hoje, o nosso maior desafio é o fiscal, cuja solução dependerá somente do governo brasileiro”, ressaltou Barbosa, em pronunciamento no Palácio do Planalto, o primeiro que fez após a confirmação de seu nome para o Ministério. “Somente com a estabilidade fiscal teremos condições de alcançar um crescimento sustentável.”
A união de esforços também está na pauta do novo titular da Fazenda. “Se cada um fizer a sua parte, vamos conseguir superar os desafios muito mais rapidamente do que as pessoas esperam. Nós, do governo, já estamos fazendo a nossa parte”, assegurou. “Estamos em plena fase de ajustes e de construção das bases necessárias para um novo ciclo de crescimento.” (AG)