Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 12 de setembro de 2022
Antes de se casar com Diana, o agora rei Charles III namorou a irmã mais velha dela, Sarah Spencer. Mas uma biografia autorizada de Charles sugeria que o pai dele, Philip, forçou a barra para o casamento com Lady Di.
Charles desenvolveu um interesse por ela como uma noiva em potencial em 1980, quando eles foram convidados para passarem um final de semana em uma residência de campo, e Diana o assistiu jogar polo. Ele então a convidou para um final de semana a bordo do iate real Britannia enquanto o relacionamento deles se desenvolvia, sendo seguido por um convite para conhecer a família dele no Castelo de Balmoral, a residência escocesa da família real.
Diana foi bem recebida pela rainha Elizabeth II, pelo príncipe Philip, duque de Edimburgo e pela rainha-mãe. O casal, então, teve diversos encontros em Londres. Eles estavam namorando há cerca de seis meses quando Charles propôs casamento.
No noivado, um repórter perguntou se Charles e Diana estavam apaixonados. Ela não mostrou dúvida, mas o noivo soltou: “O que quer que signifique paixão…”.
E neste conto de fadas, a princesa descobriu a traição do marido. Charles e Camila Parker Bowles haviam se conhecido na década de 1970, numa partida de polo, e saído algumas vezes antes dele servir na Marinha, quando Camila ficou noiva de outro homem. Mas eles voltaram a se encontrar ainda casados.
Diana botou abaixo os muros do castelo em 1995. Chamou a amante do marido de “rottweiler”. Em uma entrevista na TV, disse que tinham “três pessoas no casamento dela, e que estava um pouquinho lotado”.
Após o divórcio de Diana, Charles e Camila ficaram juntos e se casaram em 2005. Ela agora é a oficial Duquesa da Cornualha.
“A Camila nem ousou tirar o título de Princesa de Gales [título de nobreza que pertenceu a Diana e que agora é de Kate Middleton, mulher do príncipe William]. Eu acho que ela conseguiu cavar um espaço, conseguiu se impor e com o apoio dele, sem a menor dúvida”, diz o historiador Francisco Vieira.
O casamento de Charles e Diana ocorreu em 29 de julho de 1981 na Catedral de St. Paul, em Londres. A união foi amplamente anunciada como um “de conto de fadas” e o “casamento do século”. A cerimônia foi assistida por uma audiência global estimada de 750 milhões de pessoas.
Eventos foram realizados em torno da Commonwealth para marcar o casamento. Muitas festas de rua foram realizadas em todo o Reino Unido para comemorar a ocasião. O casal se separou em 1992, mas o divórcio só foi oficializado quatro anos depois.