Sábado, 14 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 1 de junho de 2021
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve decidir até 12 de junho se a vacina Comirnaty, da Pfizer/BioNTech, pode ser usada em adolescentes de 12 a 15 anos. Atualmente, a bula do imunizante no país inclui jovens a partir de 16 anos, mas o Ministério da Saúde só autoriza a vacinação de pessoas maiores de idade.
“A utilização e disponibilização da vacina no país segue sob os critérios de recomendação do Programa Nacional de Imunizações, incluindo os grupos prioritários para a vacinação e suas idades”, diz o laboratório, em nota.
Segundo a Pfizer, toda a documentação necessária já foi protocolada junto à agência. Pesquisas devem atestar a segurança e a eficiência do imunizante dentro da faixa etária. A solicitação, realizada em 13 de maio, tem prazo de até 30 dias para receber resposta.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA), da União Europeia, autorizou o uso da Comirnaty, que deve ser administrada em duas doses com três semanas de intervalo, em jovens de 12 a 15 anos na última sexta-feira. Países como Itália e Alemanha pretendem imunizar adolescentes a partir do próximo mês.
Antes, a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e a Health Canadá já haviam aprovado o uso dentro dessa faixa etária. Há testes em andamento com crianças de 5 a 11 anos.
Mais doses
Nesta semana, a Pfizer Brasil entrega 2,4 milhões de doses da vacina contra o coronavírus ao Ministério da Saúde. A chegada dos imunizantes acontece em três dias, com a distribuição de 936 mil doses entre esta terça (1º) e quarta (2), e outras 527 mil nesta quinta-feira (3).
Após atraso por parte do governo brasileiro para firmar parceria com a Pfizer, novos acordos foram estabelecidos entre a farmacêutica e o Ministério da Saúde. Um deles, firmado no dia 19 de março, contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas ao País até o final do terceiro trimestre de 2021. Já outro acordo estabelecido no dia 14 de maio prevê o fornecimento de 100 milhões de doses adicionais no quarto trimestre deste ano.
Na última sexta-feira (28), a Anvisa autorizou estender o tempo de armazenamento da vacina em temperaturas de geladeiras normais — de 2°C a 8°C — de 5 para 31 dias. Em nota, a agência informou que fez a nova orientação a partir da avaliação dos estudos de estabilidade apresentados pela Pfizer. A medida foi recomendada pela EMA no início do mês.