Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Anvisa proíbe “café de açaí” vendido como tratamento para doenças, glitter para confeitaria com plástico e lote de azeite

Compartilhe esta notícia:

Produto promete tratamento para diabetes e fibromialgia

Foto: Reprodução/Instagram
Produto promete tratamento para diabetes e fibromialgia. (Foto: Reprodução/Instagram)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a proibição de produtos alimentícios considerados irregulares após ações de fiscalização. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da União e envolvem um “café de açaí” vendido como suplemento para tratar doenças, glitter usado em confeitaria e um lote de azeite de oliva.

O “café de açaí”, da marca Du Brasil, é comercializado como suplemento alimentar. Segundo a Anvisa, o produto utiliza constituinte não autorizado e traz no rótulo alegações terapêuticas proibidas, prometendo tratamento para diabetes e fibromialgia – doenças que exigem acompanhamento médico e não podem ser tratadas com alimentos ou suplementos.

A agência também apontou origem desconhecida, ausência de notificação sanitária obrigatória e condições inadequadas de armazenamento. Diante das irregularidades, foi determinada a apreensão e a proibição total da fabricação, comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso do produto.

Outro alvo da fiscalização foram os pós para decoração (glitters) da marca MAGO, amplamente usados por confeitarias e consumidores domésticos. A Anvisa identificou a presença de materiais plásticos, resinas e pigmentos de composição desconhecida, com indicação direta ou indireta para uso em alimentos.

A terceira medida envolve um lote de azeite de oliva extra virgem da marca Campo Ourique (lote 288/04/2024). De acordo com a Anvisa, o produto apresentava origem desconhecida e falhas na rotulagem, além de resultado insatisfatório em análise realizada por laboratório oficial.

Diante das irregularidades, a agência determinou a apreensão e a proibição da comercialização do lote em todo o País.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Conteúdos falsos criados com inteligência artificial mais do que triplicam no Brasil em um ano
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x