Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| A Anvisa proibiu a distribuição e venda de lotes de queijo de marca gaúcha

Compartilhe esta notícia:

Os lotes estavam contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central. (Foto: Divulgação)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a distribuição e a comercialização de três lotes de queijos da marca  gaúcha Friolack. Os lotes estavam contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central, entre outros problemas.

O lote 290 do Queijo Prato Lanche – Fatiado e Interfolhado, com data de fabricação em 11 de novembro de 2017 e validade em 9 de fevereiro de 2018; o lote 303 do Queijo Mussarela Fatiado, fabricado em 30 de outubro de 2017 e validade em 28 de janeiro de 2018; e o lote 312 do Queijo Coalho, com fabricação em 6 de novembro de 2017 e validade em 4 de fevereiro de 2018, passaram pela proibição da Agência. Todos eles são da marca Friolack, fabricados pela empresa Laticínios Fariolack Ltda – ME.

A Friolack Ltda. já havia anunciado que iria recolher os lotes irregulares. De qualquer forma, a empresa precisa remover o estoque existente no mercado por determinação da agência reguadora do setor. Esta medida está na Resolução – RE n° 3414, publicada no Diário Oficial da União.

Em nota, a Friolak afirma que, preocupada com a qualidade e a segurança dos produtos que oferece, exerce um rigoroso controle em todas as etapas do processo de fabricação dos produtos, desde a matéria-prima, seleção dos ingredientes até a fase final da embalagem, distribuição e chegada ao consumidor final.

“Possuímos corpo técnico qualificado e apto para desempenhar referido controle. A qualidade e a uniformidade de nossos produtos seguem severamente os requisitos regulamentares pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e em conformidade com a legislação vigente”, diz a empresa, que informou ainda que não há registros no SAC ou em qualquer outro órgão com reclamamações dos produtos citados.

A Friolak acrescenta que, para garantir e certificar a qualidade de seus produtos, realizou imediatamente análises microbiológicas em laboratório próprio, de amostras do schelf life e efetuou o envio de amostras destes lotes para laboratório credenciado junto ao MAPA (Laboratório Unianálises/Univates) para pesquisa de microrganismo Listeria monocytogenes, nos mesmos lotes de produtos questionados. O laudo, segundo a empresa, não apresentou nenhuma irregularidade.

“Nesse sentido, aproveitamos a oportunidade para reiterar nosso compromisso de qualidade, confiabilidade e certificação dos nosso produtos com o consumidor, e informamos que o consumo do produto não oferece riscos à saúde”, completa a Friolak em seu comunicado.

Listeriose

Mais comum durante a gravidez, em crianças recém-nascidas, pessoas idosas e adultos com comprometimento do sistema imune, a listeriose raramente afeta crianças, adolescentes e adultos saudáveis.

A bactéria pode sobreviver refrigeração e até mesmo o congelamento. É por isso que as pessoas que estão em maior risco de infecções graves devem evitar comer certos alimentos com maior probabilidade de conter a Listeria monocytogenes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Veja cinco pesquisas da Nasa que ajudaram a melhorar a vida na Terra
Instagram testa função que permite usar várias contas ao mesmo tempo
https://www.osul.com.br/anvisa-proibiu-distribuicao-e-venda-de-lotes-de-queijo/ A Anvisa proibiu a distribuição e venda de lotes de queijo de marca gaúcha 2018-01-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar