Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de maio de 2017
Ao concentrar seus principais investimentos fora do País durante uma década, a JBS se tornou uma das multinacionais brasileiras mais internacionalizadas. A compra de empresas como a americana Swift por 1,4 bilhão de dólares, que em 2007 permitiu a entrada no mercado de bovinos e suínos dos Estados Unidos, ou a Pilgrim’s Pride, do segmento de aves, por 2,8 bilhões de dólares, em 2009, são alguns dos negócios que a levaram à liderança do ranking de internacionalização de múltis brasileiras realizado pela FDC (Fundação Dom Cabral) por quatro anos.
O perfil agressivo na expansão da brasileira logo incomodou concorrentes estrangeiros, que tentaram barrar a compra da Swift, em 2007, reclamando da forma de financiamento da JBS, que tinha o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como principal financiador de suas aquisições e também sócio. Embora esteja hoje sob investigação da Polícia Federal para apurar suspeitas de irregularidades na maneira como o banco público aprovou investimentos de 8,1 bilhões de reais, a expansão da JBS foi considerada positiva do ponto de vista do negócio.