Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de maio de 2019
O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, de 94 anos, se recupera de uma cirurgia de emergência no quadril realizada após cair em sua casa, na cidade de Plains, na Geórgia. “Enquanto saía para caçar perus na manhã de hoje [segunda], o ex-presidente Jimmy Carter caiu na sua casa em Plains, na Geórgia”, afirmou a fundação Carter Center em comunicado divulgado na segunda-feira (13) no Twitter.
Carter, que foi presidente entre 1977-1981, passa bem e descansa após a cirurgia, realizada no Phoebe Sumter Medical Center, também no estado da Geórgia. A sua esposa, Rosalyn, é sua acompanhante. Eles são casados há mais de 70 anos.
“A cirurgia foi bem-sucedida. O presidente disse que sua maior preocupação é que a temporada de perus termina nesta semana e ele não atingiu o limite”, brincou o Carter Center no comunicado.
Em mensagem através do Twitter, o atual presidente dos EUA, Donald Trump, desejou a Carter uma “rápida recuperação”.
“Desejando ao ex-presidente Jimmy Carter uma rápida recuperação de sua cirurgia no quadril hoje. Ele estava bem animado quando nos falamos no mês passado. Ele vai ficar bem!”, disse Trump.
Em 2015, o ex-presidente anunciou que tinha quatro tumores no cérebro. Depois de seis meses de radioterapia e uso de remédios experimentais, Carter conseguiu se livrar do câncer.
Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2002, o ex-presidente continua em atividade e deve participar em outubro de um projeto de construção de imóveis para pessoas de baixa renda.
Câncer
Em dezembro de 2015 o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter afirmou que os resultados de seus últimos exames médicos revelaram que ele estava livre de um câncer de cérebro anunciado em agosto.
Carter, de 91 anos, fez a revelação durante as aulas de catequese que ele ministrava em uma igreja batista em Plains, na Geórgia, sua cidade natal, afirmou o jornal local “Atlanta Journal Constitution”.
Um amigo do ex-presidente, Jill Stuckey, afirmou ao jornal que Carter disse aos 350 presentes que uma ressonância magnética mostrou que o câncer “tinha ido embora”.
Meses antes, o ex-presidente democrata divulgou que tinham descoberto quatro tumores em seu cérebro e que seria submetido a tratamentos de radioterapia acompanhados de uma série de medicamentos experimentais contra a doença.
Na época, Carter revelou que o câncer se originou em alguma parte não identificada de seu corpo. Depois, se estendeu ao fígado para posteriormente chegar ao cérebro. Semanas antes do anúncio, o ex-presidente passou por uma cirurgia para retirar 10% do fígado.
Por causa do diagnóstico, Carter foi obrigado a reduzir suas atividades. Mas mostrou confiança durante o tratamento no Hospital Universitário de Emory, em Atlanta.
Um pouco antes, em novembro daquele ano, o ex-presidente tinha afirmado que estava se sentindo bem e que os exames mostravam que o câncer não tinha se propagado para outras partes do corpo.
Carter tem um longo histórico de câncer em sua família. Seu pai e três irmãos morreram de câncer de pâncreas. Já sua mãe foi vítima de câncer de mama, que, após metástase, também acabou chegando ao pâncreas.