Quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
26°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Apagão no Sudeste não tem relação com a crise hídrica, diz Operador Nacional do Sistema Elétrico

Compartilhe esta notícia:

Falta de energia atingiu o Rio de Janeiro e Minas Gerais

Foto: Reprodução de TV
Falta de energia atingiu o Rio de Janeiro e Minas Gerais. (Foto: Reprodução de TV)

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou neste domingo (19) que o apagão que afetou parte da Região Sudeste na noite de sábado (18) não teve relação com a crise hídrica do País.

Segundo o ONS, às 21h21min de sábado “houve um desligamento total da Subestação de Rocha Leão”. Localizada em Rio das Ostras, na Região dos Lagos fluminense, a subestação pertence à Furnas, que já tinha admitido a falha em nota neste domingo.

“As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, detalhou a empresa.

O ONS afirmou que entrou em ação a “proteção diferencial de barras do setor de 138 kV”, afetando cidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Às 22h32min, o abastecimento estava normalizado.

O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e se foi um problema técnico ou um erro humano.

No Rio de Janeiro, houve relatos de apagão em 13 cidades das regiões dos Lagos e Serrana. Em Minas Gerais, mais de 60 municípios registraram a queda de energia.

O que é proteção diferencial de barras?

Todas as subestações de energia têm um barramento de entrada — uma espécie de distribuidor de energia para o sistema. A proteção diferencial de barras existe para evitar curtos-circuitos quando há uma queda repentina de energia nesse distribuidor.

Se a subestação fosse uma casa, a proteção de barras seria o disjuntor geral. A “chave de luz” do painel normalmente desarma quando uma das fases cai ou quando há oscilações grandes nas tomadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Novo sistema de administração tributária será lançado nesta terça-feira em Porto Alegre
Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias
Deixe seu comentário
Pode te interessar