Sábado, 03 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Apesar de 72% dos homens se preocuparem com a contracepção, só 31% usam camisinha sempre

Compartilhe esta notícia:

Uso da camisinha é a única forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis. (Foto: Reprodução)

Em tempos de discussão sobre igualdade de gêneros, mais homens estão conscientes de que é do casal e não só da mulher a responsabilidade de evitar uma gravidez indesejada. Se houve avanço na teoria, ainda falta atitude da parte masculina na prática. Uma nova pesquisa realizada pela Bayer e pelo Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) mostrou que, embora 72% dos brasileiros se preocupem com a contracepção, apenas 31% deles sempre usam camisinha nas relações sexuais.

O levantamento ouviu 2 mil jovens entre 15 e 25 anos em dez capitais brasileiras, incluindo o Rio de Janeiro. Constatou-se que a possibilidade de uma gestação não planejada é o maior receio dos homens em relação ao sexo: 31% apontaram isso como principal medo, enquanto 34% citaram as doenças sexualmente transmissíveis.

Cerca de 30% das gestações no Brasil não são esperadas pelo casal, segundo dados do Instituto Oswaldo Cruz. Para mudar esse cenário, a ginecologista e obstetra Albertina Takiuti defende que as mulheres devem manter uma postura assertiva e não aceitar que o homem não use preservativo. Além disso, melhorar a educação sexual no país é fundamental para aumentar a participação masculina na contracepção. O estudo revelou que, hoje, a internet é a maior fonte de informação para os rapazes quando eles querem esclarecer dúvidas sobre sexo: 60% deles preferem recorrer à rede a conversar com os pais ou profissionais de saúde, por exemplo.

Não existe solução milagrosa. Os pais precisam falar sobre sexo em casa, a escola precisa educar os alunos, a sociedade tem que formar o jovem coletivamente para que ele desenvolva senso crítico e faça escolhas conscientes. Cada um tem que fazer a sua parte”, ponderou a psicóloga e educadora sexual Laura Muller durante a apresentação da pesquisa em São Paulo.

Aids e outras DSTs

A Aids é uma DST (doença sexualmente transmissível) que compromete o sistema imunológico. A melhor prevenção é a camisinha, que é muito simples e bem difundida, mas, na prática, nem todo mundo usa. Em quatro das cinco regiões brasileiras, a doença mostra tendência de aumento.

A transmissão dos vírus dos tipos B e C da hepatite é mais comum que a do HIV. O Ministério da Saúde estima que cerca de 3 milhões de brasileiros tenham esses vírus, embora apenas 11 mil estejam em tratamento. A doença é de transmissão sexual ou sanguínea e pode provocar câncer no fígado e até levar à morte. A vacina contra hepatite B está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde), mas apenas para grupos específicos, como profissionais de saúde e pessoas de 1 a 24 anos.

Outra DST que, sem tratamento pode até levar à morte, é a sífilis. A estimativa oficial é de que 937 mil brasileiros contraiam a doença por ano. Os primeiros sintomas são feridas na genitália e na virília chamadas de cancro duro. Elas não doem e surgem entre duas e três semanas após a transmissão.

Os preservativos são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde. A única alternativa à camisinha tradicional é a feminina, que é menos conhecida e colocada dentro da vagina. Lubrificantes sexuais também são distribuídos pelo SUS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

“Se o brasileiro soubesse tudo que sei, seria muito difícil dormir”, disse a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia
A Justiça Federal voltou a reconhecer o direito de aposentados do INSS que continuam trabalhando reforçarem um aumento no valor da aposentadoria
https://www.osul.com.br/apesar-de-72-dos-homens-se-preocuparem-com-a-contracepcao-so-31-usam-camisinha-sempre/ Apesar de 72% dos homens se preocuparem com a contracepção, só 31% usam camisinha sempre 2017-10-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar