Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Após anunciar rompimento, presidente da Câmara dos Deputados autoriza CPIs contrárias ao governo

Compartilhe esta notícia:

CPI que investigará irregularidades de empréstimo pelo BNDES preocupa o governo. (Foto:Rafael Andrade/Folhapress)

Poucas horas após ter oficializado o seu rompimento com o governo e se declarar como oposição, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), promoveu a primeira ação contra o Palácio do Planalto. Ele autorizou, na tarde de sexta-feira, a criação de três CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). Uma delas, a que investigará irregularidades de empréstimo pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), preocupa o governo.

As CPIs serão instaladas em agosto, quando o Congresso retornará do recesso. Além destas três, a comissão que investigará irregularidades em fundos de pensões de estatais também será criada no próximo mês. Tanto a do BNDES quanto a dos fundos de pensão fazem parte do arsenal de Cunha para retaliar o governo.

Os requerimentos de criação das CPIs foram lidos em plenário pelo deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), que presidiu a sessão de debates de sexta-feira. Rocha foi um dos deputados que ficou ao lado de Cunha durante a entrevista  concedida pelo presidente da  Casa, quando ele anunciou romper com o governo.

A instalação das comissões dependerá agora da indicação de integrantes, o que será feito pelos partidos. Em nota, o BNDES disse acompanhar as notícias de criação da CPI com tranquilidade e afirmou que tem o dever de prestar contas à sociedade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Professora lutou contra o vigia assassino para salvar crianças de ataque em creche de Minas Gerais
Presidente da Câmara dos Deputados anuncia rompimento com o governo e diz que agora é da oposição
https://www.osul.com.br/apos-anunciar-rompimento-presidente-da-camara-dos-deputados-autoriza-cpis-contrarias-ao-governo/ Após anunciar rompimento, presidente da Câmara dos Deputados autoriza CPIs contrárias ao governo 2015-07-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar