Quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de novembro de 2025
Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão pela trama golpista em setembro
Foto: ReproduçãoDepois de ser surpreendida com a fuga de Alexandre Ramagem para os Estados Unidos, que ocorreu ainda durante o julgamento do núcleo crucial da trama golpista, a Polícia Federal (PF) apreendeu o telefone celular e o computador da mulher do deputado, Rebeca Ramagem, quando ela saiu do Brasil pelo aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em direção a Miami, onde ele já estava.
Agora, os investigadores buscam recuperar o tempo perdido rastreando os arquivos e mensagens dos aparelhos para descobrir detalhes do plano de Ramagem para sair do Brasil. Entre as informações que eles procuram estão se alguém ajudou o ex-diretor da Abin a escapar e o ajuda lá nos Estados Unidos.
Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão pela trama golpista em setembro e teve a prisão determinada por Alexandre de Moraes na terça-feira (25). Ele também teve o salário cortado e perdeu o cargo de delegado.
Após descobrir a fuga, há três semanas, a PF mapeou a rota seguida por Ramagem e constatou que ele chegou em Roraima no final da noite de 9 de setembro – mesmo dia em que Alexandre de Moraes leu seu voto pela condenação dele e dos outros integrantes do núcleo crucial, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e os generais que fizeram parte de seu governo.
De acordo com fontes a par do caso, a PF descobriu também que ele cruzou a fronteira com a Guiana por Bonfim, cidade que se mistura por terra a Lethem, onde apenas um rio separa o Brasil do país vizinho.
No dia seguinte, já estava na Guiana. No dia 11, pegou um voo direto para a Flórida, em Miami, onde entrou com passaporte diplomático de parlamentar e está até hoje com a mulher e as filhas.
Ramagem, porém, fugiu sozinho primeiro. Rebeca e as filhas foram depois. A chegada da família nos Estados Unidos foi registrada em um vídeo postado no instagram pela própria Rebeca. Nas imagens, que teriam sido gravadas no último dia 17, ela e a filha são recebidas no aeroporto.
Na noite desta quarta-feira, ela postou outro vídeo gravado dentro do avião com as filhas, em que diz ter tomado “uma busca” da PF . Na legenda ela afirma que foi surpreendida na entrada da aeronave por um mandado de busca de Alexandre de Moraes.
“Durante o procedimento, tivemos todas as nossas malas retiradas do voo e revistadas”, escreveu ela mencionando o pânico das filhas. “O constrangimento, o medo e a covardia que vivenciamos não podem ser descritos”.
Procuradora do estado de Roraima, Rebeca Ramagem segue vinculada ao órgão e, pelo menos oficialmente, está de férias até sexta-feira.
Segundo dados do Portal da Transparência de Roraima, Rebeca Ramagem recebe uma remuneração de R$ 46 mil por mês. Nas redes sociais, ela se descreve como “advogada, delegada e procuradora”. Ela, no entanto, não ocupa mais um cargo na polícia. Também não é alvo de nenhuma ação judicial.