Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de dezembro de 2020
Lionel Messi está prestes a superar um feito que até então era exclusivo de Pelé. O argentino atingiu a marca de 642 gols vestindo a camisa de um único time, o Barcelona, após balançar a rede na vitória do clube catalão por 1 a 0 diante do Levante, no domingo (13), pelo Campeonato Espanhol. O feito coloca o jogador argentino no mesmo patamar do Rei, que também marcou 642 gols em jogos oficiais pelo Santos.
Até o momento, os números de Pelé continuam sendo superiores. Levando em conta jogos por clubes e pela seleção, Messi possui 713 gols oficiais. Nesse mesmo cenário, Pelé tem 49 a mais, 762. Se os amistosos forem somados, a diferença de Pelé fica ainda maior. O brasileiro tem 1.091 gols pelo Santos, enquanto Messi tem 674 pelo Barcelona.
Messi ainda possui alguns anos de carreira e isso deve fazer com que ele consiga ultrapassar o número de gols de Pelé mesmo sem contar os jogos amistosos. A artilharia por um único clube, apesar de igualada, já é considerada do argentino. Resta saber qual será a diferença que ele terá para Pelé até o fim de sua história no Barcelona. A diferença de Messi para o alemão Gerd Müller, que completa o pódio em terceiro, com 566 gols pelo Bayern de Munique, é de 76 gols.
Messi poderia ter igualado e ultrapassado a marca de 642 gols no jogo contra a Juventus, válido pela Liga dos Campeões. Tentativas não faltaram. O argentino finalizou 11 vezes, mas nenhuma foi capaz de balançar as redes de Buffon. O próximo jogo do Barcelona será nesta quarta-feira diante do líder Real Sociedad, que perdeu apenas uma partida no Espanhol na temporada.
Se o gol não sair na quarta, pode ser feito no sábado, quando a equipe catalã enfrenta o Valencia. Messi é o artilheiro do clube com cinco gols. O craque argentino deve ter apenas essa temporada para bater a meta, já que deverá deixar o Barcelona no ano que vem.
Veja abaixo os oito jogadores que marcaram mais gols em jogos oficiais por um único clube:
– Messi: 642 – Barcelona;
– Pelé: 642 – Santos;
– Gerd Müller: 566 – Bayern Munique;
– Fernando Peyroteo: 544 – Sporting;
– Josef Bican: 534 – Slavia Praga;
– Jimmy McGrory: 522 – Celtic;
– Jimmy Jones: 517 – Glenavon;
– Uwe Seeler: 507 – Hamburgo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.