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Economia Após incidente, a Embraer manteve o prazo de entrega de aeronave à Força Aérea Brasileira: O primeiro protótipo saiu da pista durante um teste

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A aeronave militar se envolveu em um incidente na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). (Foto: Reprodução)

A Embraer informou nesta quinta-feira (10) que mantém a previsão de atingir a certificação final militar para operação da aeronave KC-390 no quarto trimestre de 2018. A fabricante reiterou ainda que pretende realizar a primeira entrega do KC-390 à FAB (Força Aérea Brasileira) também entre os últimos três meses do ano. As informações são dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo.

No sábado passado, o primeiro protótipo da aeronave militar se envolveu em um incidente na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). A aeronave saiu da pista enquanto realizava testes de prova em solo. Com 35,2 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga, o cargueiro é o maior avião já desenvolvido no Brasil.

De acordo com a Embraer, em uma análise inicial do protótipo após o ocorrido, foram identificados danos extensos nos três trens de pouso, além de avarias à parte estrutural da fuselagem. “Análises iniciais apontam que a aeronave e todos os sistemas comportaram-se normalmente conforme as características de projeto”, acrescenta a Embraer, em comunicado.

A fabricante informa que, agora, está avaliando seu planejamento para dar continuidade aos ensaios de certificação e que estuda transferir alguns testes para o segundo protótipo do KC-390 e também para as primeiras aeronaves de série que estão em estágio avançado de montagem.

“A empresa já iniciou a investigação para elucidação das causas do incidente e permanece à inteira disposição das autoridades aeronáuticas”, conclui.

A FAB investiu cerca de US$ 5 bilhões no desenvolvimento do cargueiro, que também é um avião de reabastecimento em voo, comprando 28 unidades da Embraer. Isso viabilizou o projeto, que já tem potenciais clientes externos, como Portugal e Nova Zelândia, e mira um nicho de 700 ou mais aviões nas próximas duas décadas.

Ele será concorrente direto do venerando C-130 Hércules, usado no mundo todo desde os anos 1950 e modernizado constantemente, mas de projeto antigo. O avião brasileiro tem sua campanha de marketing internacional feita pela Boeing, empresa que quer comprar a linha de aviação civil da Embraer em uma complexa negociação que está em curso desde o fim do ano passado.

O protótipo 001 já havia sofrido um outro incidente, bastante mais sério, em outubro passado. Ao perder sustentação durante um teste de seus limites sem ajuda de sistemas de descongelamento de asas, o avião caiu. A tripulação só conseguiu retomar o controle próximo do solo, a 300 metros de altura, e o avião só sofreu danos em carenagens externas.

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