Sábado, 14 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 12 de fevereiro de 2026
Em nota à imprensa, o gabinete de Toffoli afirmou que a PF não pode solicitar a sua suspeição e que o pedido trata de “ilações”
Foto: Ton Molina/STFA PF (Polícia Federal) pediu ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, a suspeição do ministro Dias Toffoli como relator do inquérito que trata das investigações sobre as fraudes no Banco Master, liquidado pelo Banco Central.

O pedido foi feito após a PF informar a Fachin que encontrou menções ao nome de Toffoli no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que teve o aparelho apreendido. As menções estão em segredo de Justiça.
Após ser informado do caso, Fachin abriu um processo interno e determinou a notificação de Toffoli para apresentar defesa. Caberá ao presidente do STF decidir se Toffoli continuará como relator da investigação do caso Master.
No mês passado, Toffoli passou a ser criticado por permanecer na condição de relator do caso após matérias jornalísticas informarem que a PF encontrou irregularidades em um fundo de investimento ligado ao Banco Master. O fundo comprou uma participação no resort Tayayá, localizado no Paraná, que era de propriedade de familiares do ministro.
Em nota à imprensa, o gabinete de Toffoli afirmou que a PF não pode solicitar a sua suspeição e que o pedido trata de “ilações”.
“O gabinete do ministro Dias Toffoli esclarece que o pedido de declaração de suspeição apresentado pela Polícia Federal trata de ilações. Juridicamente, a instituição não tem legitimidade para o pedido, por não ser parte no processo, nos termos do artigo 145, do Código de Processo Civil. Quanto ao conteúdo do pedido, a resposta será apresentada pelo ministro ao presidente da Corte”, afirmou a nota.
A defesa de Vorcaro criticou o “vazamento seletivo” das investigações. “A defesa de Daniel Vorcaro manifesta preocupação com o vazamento seletivo de informações, que acaba por gerar constrangimentos indevidos, favorecer ilações e a construção de narrativas equivocadas, além de prejudicar o pleno exercício do direito de defesa. O respeito ao contraditório e ao devido processo legal é condição essencial para a correta apuração dos fatos”, afirmaram os advogados do banqueiro.
Investigação
Em novembro de 2025, o banqueiro e outros acusados foram alvos da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF para investigar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco de Brasília. De acordo com as investigações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões.
Vorcaro foi preso pela PF durante a operação, mas, atualmente, está em prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
UMA PESSOA HONESTA JÁ TERIA PEDIDO PRA SAIR DO CASO
O que o Toffoli diz ou declara não tem mais valor ou credibilidade depois desse envolvimento é o que ele diz confrontando com fatos e deve ser preso, julgado como todo mundo e perder o cargo urgente!!!! O Careca e Gilmar precisam levar um impeachment URGENTE! Lule precisa sair do Governo URGENTE! Mas também no podemos comoloca no STF pastores de seitas e muito menos o Flavio onca rachador, bandido, meloua lava toga e só que tirar o criminoso do pai da cadeia temos outros candidatos ótimosvRatinho JR,Caiado temos que mudar.
Devem pedir prisão ventiva desse bandidocse um Ministro da Suprema Corte esconde esse tipo de informação numa investigação desse porte é porque está atolado até o pescoço e Gilmar o CARECA ESTÃO ATÉ AS GUELAS ENVOLVIDOS NESSA ROUBALHEIRA, a investigação deve se aprofundar e começar a prender esses envolvidos é isso que a população espera da PF.
A Praça da Imoralidade criou a era dos ministros Ma$$$$$$$$$$ter e Tayaya…
Já é notório a suspeita deste magistrado desde o início das investigações. Parabéns a PF pelo trabalho.
Brasil anima de tudo e leis acima de todos. Parabéns a PF. DUELA A QUEM DUELA, como dizia o presidida direita COLLOR.