Sábado, 03 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Após mudança no comando do Ministério da Justiça, não está descartada a troca do chefe da Polícia Federal

Compartilhe esta notícia:

Daiello, que está à frente da PF desde 2011, corre o risco de perder o cargo. (Foto: Abr)

Com a decisão do presidente Michel Temer de colocar Torquato Jardim no comando do Ministério da Justiça, a expectativa do Palácio do Planalto é retomar a influência sobre a PF (Polícia Federal). Não está descartada nem mesmo a substituição do diretor-geral da PF, Leandro Daiello.

Investigadores da Lava-Jato já demonstram preocupação com as mudanças no Ministério da Justiça. Serraglio era considerado um ministro fraco, e que, por isso mesmo, não tinha influência no comando da PF e não conseguia interferir nos rumos da Lava-Jato. O Planalto optou por Torquato por considera-lo com personalidade suficiente para retomar o controle da PF.

Além disso, ele é considerado um nome com boa interlocução com tribunais superiores, inclusive no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que jugará na próxima semana a cassação da chapa Dilma-Temer. Torquato já foi ministro do TSE.

Osmar Serraglio já foi convidado para permanecer no governo no lugar de Torquato, no Ministério da Transparência. Com isso, o deputado Rocha Loures, que foi flagrado recebendo uma mala de R$ 500 mil, mantém a prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal.

Pronunciamento

Torquato afirmou em entrevista à GloboNews que só vai se pronunciar sobre a situação da direção-geral da Polícia Federal após assumir o cargo oficialmente.  “Tudo vai ser estudado e refletido. Vou ouvir o presidente [Michel] Temer, o secretário-executivo, e fazer a minha própria avaliação antes de tomar qualquer decisão. Exatamente como fiz na Transparência, mas na Justiça é mais complexa”, disse o novo ministro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Para viagens aos Estados Unidos, a indicação é de que se adquira cobertura médica de, pelo menos, 60 mil dólares
Caçador de terremotos vira celebridade no Chile ao prever fortes abalos de alto poder destrutivo, mas sofre preconceito de cientistas no Brasil
Pode te interessar