Quinta-feira, 01 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Shallow Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Após novo afastamento do prefeito de Canoas, presidente da Câmara de Vereadores assume o comando do município

Compartilhe esta notícia:

Cris Morais, do PV, foi conduzido ao cargo porque o vice-prefeito se recupera de cirurgia. (Foto: Divulgação/Canoas)

O presidente da Câmara de Vereadores, Cris Moraes (PV), assumiu como prefeito interino de Canoas (Região Metropolitana de Porto Alegre). Ele foi conduzido ao cargo na tarde dessa sexta-feira (24), um dia após após decisão da Justiça Federal que afastou novamente do cargo do chefe do Executivo municipal, Jairo Jorge (PSD) – seu vice, Nedy Marques (Avante), recupera-se de cirurgia cardíaca.

Moraes tem 39 anos, é professor formado pelo Instituto de Educação Doutor Carlos Chagas e em Direito pela Uniritter. Com uma plataforma política focada em ações sociais e na causa animal, cumpre seu segundo mandato de vereador – no segundo pleito, em 2020, foi o segundo nome mais votado pelo eleitorado local.

Presidente da casa desde o final do ano passado, ele passa a comandar a terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Sul (quase 350 mil habitantes) com o aval jurídico da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Ele permanecerá “improvisado” na função até que Nedy, 74 anos, seja liberado pelos médicos para voltar ao trabalho.

“Recebi oficialmente a notificação da Justiça na tarde desta sexta-feira”, declarou. “Cabe ao presidente da Câmara dar posse ao vice-prefeito e, na impossibilidade do mesmo por estar hospitalizado em Porto Alegre, permaneço até o pronto restabelecimento de saúde do vice-prefeito.” Em seu lugar na presidência do Parlamento canoense assumiu o vereador Gilson Oliveira (Avante).

Jairo Jorge

Na quinta-feira (23), Jairo Jorge, 60 anos, foi novamente afastado da prefeitura por decisão da 4ª Seção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em placar de quatro votos a dois. A medida se deu no âmbito de processo sobre suposto envolvimento em irregularidades em licitações de serviços municipais terceirizados. Cabe recurso.

Conforme o Ministério Público, o chefe do Executivo e outras 16 pessoas cometeram corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato e falsidade ideológica, relacionados a contratos de copa e limpeza nos dois primeiros anos de sua gestão (20200-2021). O grupo inclui agentes públicos e empresários.

Jairo acabou retirado da prefeitura no dia 31 de março de 2022, inicialmente por 180 dias,. O prazo acabou prorrogado por igual período, mais de uma vez. Um ano depois, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) decidiu que o caso é de competência da Justiça Federal, pois envolve denúncia de irregularidades com recursos nacionais.

Os advogados de defesa argumentaram, então, que as medidas cautelares contra Jairo Jorge deixaram de ser válidas a partir dessa mudança de perspectiva, por terem sido decididas por “autoridade incompetente”. Como o prazo mais recente até então (definido em setembro de 2022) para manutenção do afastamento provisório terminou em março de 2023 e a Justiça não emitiu nova determinação, o político recebeu sinal-verde para reassumir o cargo dias depois.

(Marcello Campos)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Professores participam de primeiro encontro em Porto Alegre sobre educação antirracista
Gramado decreta estado de calamidade pública por causa de rachaduras no solo da cidade
https://www.osul.com.br/apos-novo-afastamento-do-prefeito-de-canoas-presidente-da-camara-de-vereadores-assume-o-comando-do-municipio/ Após novo afastamento do prefeito de Canoas, presidente da Câmara de Vereadores assume o comando do município 2023-11-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar