Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Após o pouso de robô em Marte, a Nasa parabeniza a China

Compartilhe esta notícia:

Com o feito, a China se torna o 2º país a conseguir operar um robô no planeta vermelho, junto aos EUA. (Foto: Nasa)

A China anunciou através de sua mídia estatal que seu primeiro robô pousou no fim da última semana na superfície de Marte, às 20 horas no horário de Brasília. O Zhurong – deus do fogo, na mitologia chinesa – será controlado remotamente.

O pouso durou sete minutos e transformou a China no segundo país a tocar o solo marciano com sucesso, após os Estados Unidos da América (EUA), em 1976. A então União Soviética chegou a ter um equipamento que pousou em Marte antes, a Mars 3, em 1971, mas a comunicação foi perdida definitivamente apenas após alguns segundos.

Desde 1960, mais de 40 missões espaciais foram até Marte. Até agora, no entanto, menos da metade delas teve sucesso, e apenas os Estados Unidos conseguiram operar os dispositivos. Ou seja: a China se torna o segundo país a operar um robô no planeta vermelho.

Perseverance

Em fevereiro deste ano, a agência espacial americana (Nasa) conseguiu pousar em Marte com o robô Perseverance. Ele é o quinto veículo a ter sucesso na chegada até o planeta.

Perseverance é o maior e mais complexo veículo já enviado a Marte. Pesa uma tonelada e está equipado com um braço que mede mais de dois metros.

No mês passado, durante esta missão, a Nasa voou brevemente um pequeno helicóptero, o Ingenuity, em Marte. Tornou-se o primeiro veículo motorizado a sobrevoar outro planeta.

Esperança

A sonda Amal (“Esperança” em português, também conhecida como “Hope”) foi a primeira enviada a Marte pelos Emirados Árabes Unidos. O lançamento ocorreu em julho de 2020, dias antes do envio da sonda chinesa Tianwen-1 e da americana Perseverance.

Amal, que está na órbita marciana desde fevereiro, foi projetada para descobrir os segredos do clima do planeta vermelho.

Em 2016, a sonda europeia Schiaparelli foi batizada em homenagem a um astrônomo italiano do século XXI, e caiu abruptamente em Marte. No entanto, a Europa conseguiu colocar sua sonda de exploração TGO em órbita.

A missão ExoMars russo-europeia, que estava programada para enviar um robô para perfurar o solo marciano no verão de 2020, foi adiada até 2022 por dificuldades técnicas exacerbadas pela atual pandemia de coronavírus.

Curiosity

O robô americano Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012. Ele é o único ainda ativo no planeta e demonstrou que Marte foi propício à vida microbiana em um passado distante e potencialmente habitável.

Na época, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a missão foi um “feito histórico” com a chegada à Marte. “Esse é um triunfo da tecnologia sem precedentes”, disse em comunicado presidencial.

Em maio de 2008, Phoenix, outro aparelho americano, foi capaz de sondar o permafrost e confirmar a presença de água congelada. Com informações do portal G1.

 

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Cientistas investigam se há pessoas “superimunes” ao coronavírus
Cientistas treinam abelhas para farejar a covid-19
https://www.osul.com.br/apos-o-pouso-de-robo-em-marte-a-nasa-parabeniza-a-china/ Após o pouso de robô em Marte, a Nasa parabeniza a China 2021-05-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar