Domingo, 12 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de março de 2016
O astronauta norte-americano Scott Kelly, 52 anos, anunciou sua aposentadoria a partir do dia 1º de abril, encerrando uma carreira de 20 anos na Nasa, informou na sexta-feira (11) a agência espacial. Kelly, que entrou para a Nasa em 1996, é o recordista norte-americano em permanência no espaço, com quatro viagens que totalizam 520 dias.
Em sua última viagem, Kelly passou 340 dias em órbita na ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês). Graças à sua estada na ISS, Kelly bateu dois recordes norte-americanos: o do voo espacial mais longo e o de mais tempo de permanência acumulada no espaço. O recorde mundial da estadia espacial é do russo Valeri Poliakov entre 1994 e 1995, ao passar 437 dias a bordo da estação espacial MIR.
O recorde mundial de tempo acumulado em órbita também é de um russo, Gennady Padalka. No total, ele permaneceu 879 dias no espaço. O diretor da Nasa, Charles Bolden, que também foi astronauta, elogiou a carreira de Kelly. “Quando os primeiros americanos pisarem no solo de Marte, seguirão o exemplo de um dos melhores astronautas da história do programa espacial, meu amigo e comandante Scott Kelly.”