Segunda-feira, 07 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 17 de julho de 2020
Passados dois dias desde a confirmação de que o prefeito de Viamão (Região Metropolitana de Porto Alegre) havia sido internado com coronavírus, a administração municipal informou nesta sexta-feira (17) que ele está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital da FUC (Fundação Universitária de Cardiologia). Conhecido como “Russinho”, Valdir Jorge Elias (MDB) permanece acordado.
De acordo com a instituição de saúde, Valdir “está consciente, interativo e ventilado de forma espontânea com fornecimento de oxigênio suplementar, mantendo a estabilidade hemodinâmica”. A internação foi realizada na quarta-feira, mesmo dia em que a família confirmou que o político recebera teste positivo para Covid-19.
A cidade vizinha à Capital continua sob bandeira vermelha (alto risco para contágio por coronavírus) no novo mapa preliminar do sistema de distanciamento controlado em vigor no Rio Grande do Sul.
O resultado se baseia nos indicadores de propagação e de capacidade do sistema de saúde, em uma metodologia que divide o território gaúcho em regiões de monitoramento, com restrições de atividades conforme a situação de cada área.
A Secretaria Municipal da Saúde e o Departamento da Vigilância em Saúde de Viamão confirmaram nesta sexta-feira mais um óbito por Covid-19, elevando para 35 o número de vítimas da doença na cidade, que soma 918 casos confirmados de contágio desde março.
Segundo a prefeitura, 20 habitantes da cidade estão internados por coronavírus, sendo oito deles na cidade e 12 em Porto Alegre. Já em isolamento domiciliar o contingente é de 194 pessoas.
Campo Bom
Já o prefeito do Executivo de Campo Bom (Vale do Sinos), Luciano Orsi (PDT), está recuperado da doença, diagnosticada na primeira semana deste mês. Ele deve voltar ao trabalho no gabinete na semana que vem, de forma presencial, após concluir o seu período de isolamento determinado pelas diretrizes sanitárias de prevenção à Covid-19.
Desde que receber o teste positivo para a doença, ele vinha cumprindo expediente à distância, em sua casa, inclusive participando de reuniões, fazendo contatos por telefone e internet e participando de eventos on-line. O seu gabinete na prefeitura já passou por uma ação de higienização.
Orsi já anunciou para o final da tarde desta segunda-feira que vem uma “live” (transmissão ao vivo) por meio da qual pretende detalhar novas ações de sua gestão, como a destinação de um auxílio à comunidade escolar e a mudança no sistema de distribuição de cestas básicas para as comunidades atingidas pela crise em meio à pandemia.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul