Quarta-feira, 26 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Após seis votações, republicanos ainda não conseguiram definir presidente da Câmara dos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Apesar do candidato democrata Hakeem Jeffries aparecer na frente nas votações, o partido não tem maioria na Câmara, cuja presidente será obrigatoriamente republicano

Foto: Divulgação
Apesar do candidato democrata Hakeem Jeffries aparecer na frente nas votações, o partido não tem maioria na Câmara. (Foto: Divulgação)

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (4), mais uma vez não conseguiu eleger um presidente, algo inédito em 100 anos, devido a divisões entre os republicanos, que agora têm maioria na Casa. O republicano Kevin McCarthy, favorito para substituir a democrata Nancy Pelosi, não foi capaz de acalmar a revolta de um grupo de apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que o consideram moderado demais e estão votando em outros candidatos.

O candidato precisa ter a maioria absoluta dos votos para ser eleito presidente. Se todos os 435 deputados votarem, o vencedor precisa ter 218 votos para ganhar. Foram três rodadas de votação na terça-feira e mais três nesta quarta-feira, todas sem definição.

Após a sexta rodada de votação, a Câmara entrou em recesso, com previsão de voltar às 20h (22h no horário de Brasília).

Liderança sem maioria

Apesar do candidato democrata Hakeem Jeffries aparecer na frente nas votações, o partido não tem maioria na Câmara e a possibilidade dele conseguir os votos necessários é bastante remota.

Os republicanos, que obtiveram uma apertada maioria dos assentos da Câmara, pretendem usar essa vantagem para abrir uma série de investigações que têm como alvo o presidente americano, o democrata Joe Biden, entre elas sobre a forma como ele gerenciou a pandemia de Covid-19.

Mas, antes disso, eles precisam chegar a um acordo sobre quem irá presidir a Câmara dos Representantes, para que os legisladores possam prestar juramento. Sem isso, os novos deputados não podem assumir o cargo.

Após o fim da sessão, Trump criticou uma “agitação supérflua” dentro do Partido Republicano, pelo qual o magnata pretende disputar novamente as eleições presidenciais em 2024. Trump endossa McCarthy como presidente da Casa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bolsa sobe 1,12% após declarações de presidente indicado da Petrobras
Fernando Haddad anunciará primeiras medidas econômicas na próxima semana
https://www.osul.com.br/apos-seis-votacoes-republicanos-nao-definir-presidente-camara-eua/ Após seis votações, republicanos ainda não conseguiram definir presidente da Câmara dos Estados Unidos 2023-01-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar