Segunda-feira, 15 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de março de 2017
Em sua primeira declaração oficial após ser anunciado como novo ministro das Relações Exteriores, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) afirmou na quinta-feira (02), em vídeo publicado em uma rede social, que terá como um dos principais desafios “dar nova vida ao Mercosul e aproximar o Mercosul dos países da Aliança para o Pacífico”.
O novo ministro, que deve tomar posse oficialmente na terça-feira (07), foi anunciado na tarde de quinta pelo porta-voz da Presidência, Alexandre Parola. A confirmação de Aloysio como novo ministro ocorreu após o parlamentar tucano se reunir com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. O senador de São Paulo foi indicado para o primeiro escalão pela direção do PSDB.
“Nós temos alguns desafios muito importantes, como dar nova vida ao Mercosul, aproximar o Mercosul dos países da Aliança para o Pacífico. Agora, um entendimento entre o Mercosul e a União Europeia pode dar também uma nova oportunidade para uma inserção mais competitiva do Brasil no mundo”, afirmou Aloysio Nunes. “O Brasil é um país grande, que tem influência na política internacional”, complementou o novo ministro.
No vídeo, o tucano aproveitou para dizer que aceitou “consciente da responsabilidade” o convite de Michel Temer. Ele afirmou ainda que acredita que a pasta poderá contribuir para que o País saia da crise econômica. “Eu penso que a política externa, nesse momento em que o Brasil começa a sair de uma crise profunda, pode dar uma grande contribuição, especialmente na área econômica, na área do comércio internacional, na área de investimentos para trazer mais investimentos, prosperidade e mais empregos para o Brasil”, disse Nunes. (AG)