Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de novembro de 2025
No fim de 2024, Edielisson conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata em competição nacional realizada em Belo Horizonte.
Foto: ReproduçãoO velocista surdo José Edielisson, de 25 anos, vive a expectativa de participar da Surdolimpíada de Verão, que será realizada em novembro, em Tóquio, no Japão. Convocado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o atleta acumula títulos no atletismo desde 2019 e se prepara para o maior desafio da carreira.
Natural de São Bento do Una (PE), Edielisson mudou-se ainda criança para Blumenau (SC), onde descobriu a paixão pelo esporte. “Sempre gostei de correr e me movimentar. Mesmo quando perdia nas corridas escolares, não desistia. Foi só em 2019, quando participei do Parajasc, que tudo começou a mudar”, recorda. Na competição, ele foi campeão nas provas de 100 e 200 metros rasos, resultado que marcou o início de sua trajetória no alto rendimento.
A partir de então, o atleta passou a acompanhar o circuito da CBDS e intensificou os treinos. Em 2024, decidiu se dedicar integralmente ao atletismo, conciliando os treinos noturnos com o trabalho e a faculdade. “Foram momentos difíceis, mas mantive a fé e continuei me esforçando. Hoje vejo que valeu a pena”, afirma.
No fim de 2024, Edielisson conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata em competição nacional realizada em Belo Horizonte (MG). Já em maio de 2025, representando Santa Catarina em São Paulo, repetiu o desempenho ao vencer novamente as provas de 100 e 200 metros e conquistar a prata nos 400 metros. Os resultados garantiram sua vaga nas Surdolimpíadas de Tóquio.
Treinado pela professora Marina, o atleta conta com o apoio da Associação de Surdos de Blumenau (Asblu) e de empresas locais. No entanto, ainda busca patrocinadores para cobrir despesas com passagens, hospedagem, uniformes e alimentação durante o período da competição.
Para ajudar nos custos da viagem, foi criada uma campanha de arrecadação online e uma rifa virtual, ambas disponíveis no perfil oficial de Edielisson nas redes sociais. As Surdolimpíadas serão realizadas entre os dias 15 e 26 de novembro, reunindo atletas surdos de todo o mundo.