Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2025
Em Pequim, Lula se reunirá com o presidente chinês Xi Jinping
Foto: Reprodução de vídeoApós visitar a Rússia a convite do presidente Vladimir Putin, Lula embarcou para a China neste sábado (10), em uma agenda que reforça o foco do governo brasileiro no Brics.
Durante a presidência rotativa do grupo em 2025, o Brasil tem promovido iniciativas voltadas à governança global, incluindo propostas para a regulação da inteligência artificial e o fortalecimento de instituições multilaterais como a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em julho, o Rio de Janeiro sediará a cúpula do grupo formado pelas chamadas economias emergentes.
Em Pequim, Lula se reunirá com o presidente chinês Xi Jinping. Os dois devem assinar acordos de cooperação nas áreas de indústria, energia, mineração, ciência e tecnologia, desenvolvimento sustentável e turismo.
A China é o principal parceiro comercial do Brasil, e o governo brasileiro avalia que há espaço para ampliar as exportações ao país asiático. O petista também participará do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).