Quarta-feira, 27 de maio de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Aposentado do INSS pode consultar contracheque com aumento

Compartilhe esta notícia:

A biometria facial, por enquanto, está disponível apenas aos pensionistas, mas deve ser ampliada aos inativos do Estado no futuro. (Foto: Itaci Batista/AE/Arquivo)

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem consultar o contracheque deste mês com o aumento concedido pelo governo. Os documentos foram liberados para visualização na página www.previdencia.gov.br, tanto para os segurados do instituto que ganham o salário mínimo (880 reais) quanto para quem recebe acima do piso nacional. A folha relativa a janeiro com os reajustes será creditada pelos bancos a partir da próxima segunda-feira e vai até o dia 5 de fevereiro.

Para os mais de 22 milhões de aposentados e pensionistas em todo o País que recebem o mínimo, a correção, que será paga este mês, é de 11,67%. A taxa representa o acumulado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2015, acrescido de 0,1% do PIB (Produto Interno Bruto) de 2014. Os créditos para esse grupo de segurados do INSS vão de 25 de janeiro a 5 de fevereiro.

O piso subiu de 788 reais para 880 reais. Conforme o governo, o reajuste do salário mínimo representará uma injeção de 51,5 bilhões de reais na economia brasileira em 2016. Já os 9,9 milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS que ganham mais que um salário mínimo receberão o pagamento deste mês com aumento de 11,28%. O percentual é baseado no acumulado do INPC do ano passado e calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (AD)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

6.966 domésticas conseguiram obter o seguro-desemprego em todo o País
Imigração de brasileiros para Israel salta 58% no ano
Pode te interessar