Sexta-feira, 09 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 12 de janeiro de 2016
Os benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) acima do salário mínimo terão reajuste de 11,28%, conforme o Ministério do Trabalho e da Previdência Social. O percentual se refere ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), divulgado na última sexta-feira.
O reajuste se aplica aos benefícios concedidos até janeiro de 2015. Quem passou a receber do INSS a partir de fevereiro receberá o reajuste de acordo com o INPC acumulado desde a concessão do primeiro pagamento.
Segundo a portaria, publicada nesta segunda-feira pelo ministério, o teto do INSS sobe de 4.663,75 reais para 5.189,82 reais. Devido à forma de cálculo adotada pela Previdência, o benefício efetivamente pago é sempre inferior ao teto. Para quem ganha o mínimo, o aumento foi de 11,67%, de 788 reais para 880 reais.
A portaria também traz a tabela de contribuição dos segurados empregados, empregado doméstico e trabalhador avulso a partir de 1 de janeiro. A alíquota será de 8% para salários de contribuição de até 1.556,94 reais, de 9% para a faixa de 1.556,95 reais a 2.594,92 reais e 11% de 2.594,93 reais a 5.189,82 reais.
A nova tabela começará a ser aplicada ao recolhimento, em fevereiro, dos encargos sobre o salário de janeiro. (Folhapress)
Os comentários estão desativados.