Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de abril de 2021
A Apple completou 45 anos na última quinta-feira (1º). Fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak em 1976, a gigante da tecnologia foi responsável por apresentar ao mundo produtos como o iMac G3, em 1998, referência entre computadores pessoais, e o iPhone, que “inaugurou” a era dos smartphones em 2007.
Mais recentemente, também se destaca no mercado com os AirPods, com design que é base para muitos fones bluetooth totalmente sem fio, e o Apple Watch, que já ajudou até a salvar vidas em algumas ocasiões.
Confira a seguir cinco produtos da maçã que marcaram o mundo da tecnologia nos últimos 45 anos.
Apple-1
Lançado em 1976, o Apple-1 (ou Apple I) foi o primeiro computador da Apple. Desenhado e concebido por Steve Wozniak, o sistema consistia basicamente em uma placa formada por mais de 60 chips. Além disso, a máquina era vendida ao comprador sem fonte de energia, teclado, monitor, botão liga/desliga ou mesmo gabinete: cabia ao usuário providenciar periféricos e por o computador para funcionar de fato.
Ao todo, foram produzidas 200 unidades do Apple-1, vendidas a US$ 666 na época – o equivalente a US$ 3.078 (R$ 17.750) nos dias de hoje, considerando a inflação acumulada no período. O Apple-1 é um elemento importante na história por ter sido o primeiro produto da marca, mas também pela facilidade de conexão com monitores e mesmo TVs convencionais, ao contrário de PCs da época. Outros sistemas vendidos em kits dependiam de modificações e adaptações por vezes inacessíveis para quem não levasse o hobby a sério.
iMac G3
Lançado em 1998, o iMac G3 é um dos computadores mais revolucionários da Apple. O sistema era um All-in-one com design moderno para época, proposta minimalista e acabamento com cores vivas. O modelo foi o primeiro lançamento da Apple após o retorno de Steve Jobs a Cupertino, e contribuiu para a criação da imagem de inovação e novidade em torno dos produtos da maçã.
O iMac G3 foi importante na popularização de um certo padrão USB de interfaces, assim como teve papel marcante no fim do disquete, tendências que fazem parte da Apple atual, que não demora a deixar de lado tecnologias mais antigas em favor de novas. O iMac G3 estreou no mercado por US$ 1.200, algo na casa de US$ 1.936 (R$ 11.160), considerada a inflação.
iPhone
Talvez o mais significativo dos produtos inovadores da Apple, o iPhone era mais que o iPod com funcionalidade de telefone celular: o smartphone inovava com uma “ampla” tela de 3,5 polegadas com suporte a comandos sensíveis ao toque. O acessório explorava a capacidade de reproduzir conteúdos multimídia, tinha sistema operacional completamente concebido para a tela touch e, comparado aos smartphones da época, cheios de teclas e com telinhas minúsculas, parecia peça de ficção científica.
O sucesso repentino foi bem além do público corporativo, tipicamente associado a smartphones na época, mostrando que a aposta em torno do desenvolvimento do primeiro celular da marca era certeira. O iPhone inspiraria inciativas semelhantes de outras marcas, levando a medidas como a adoção do Android como sistema operacional livre em celulares rivais, além do próprio conceito de app e loja de aplicativos, também presente nos iPods Touch.
Apple Watch
Muito mais recente na nossa retrospectiva, o Apple Watch é um produto que teve um início menos contundente. Mesmo assim, o relógio smart da Apple cativou um mercado importante e as sucessivas gerações do acessório acabaram expandindo suas funcionalidades, corrigindo problemas e refinando o design. Hoje, o relógio salva vidas e virou até instrumento no combate à pandemia do coronavírus.
O Apple Watch é independente do iPhone e sua vocação a saúde e bem-estar vem sendo reforçada a cada lançamento. De forma parecida com o iPhone, a aposta da Apple incentivou produtos de outras marcas e o nascimento de novas plataformas, com o surgimento recente de todo um novo mercado voltado para apps e experiências centradas em relógios smart.
AirPods
Também recente na trajetória da Apple, os AirPods nasceram como solução para o fim da saída de fones de ouvido nos celulares da maçã. Os earbuds totalmente sem fio chegaram prometendo maior liberdade de uso, embora limitações como latência, qualidade de som inferior e a questões referentes à autonomia de bateria tenham sido levantadas à época.
De qualquer forma, a novidade pegou e a Apple se viu surpreendida com o grande sucesso dos AirPods. A aceitação do fone sem fio no mercado incentivou o lançamento dos AirPods Pro com melhorias no som e cancelamento ativo de ruído, além do surgimento de incontáveis cópias e até produtos rivais com pegada bastante parecida, como o Freebuds 3, da Huawei. Atualmente, há diversos fones Bluetooth premium totalmente sem fio no mercado, como os Galaxy Buds Pro da Samsung, Sony WF-1000XM3 e o Sennheiser Momentum True Wireless 2.